Essa discussão é muito interessante, mas acho que um tanto contraditória
dentro de uma comunidade de Software Livre (regularmentação != Liberdade).

Pablo, talvez o Steven Jobs e Bill Gates nunca tenham programado, mas
podemos falar a mesma coisa de um garoto chamado Marcelo Tosati? Coitado ia
ficar desempregado por aqui...

Estou próximo a me formar (final do ano) e sempre fui contra essa nojeira de
regularmentação... Vou tentar explicar...

Quanto aos medicos, advogados, engenheiros e etc... Vamos lembrar um pouco
de história (explica até o doutor que alguns "acham ruim" porque não são
chamados)

Perguntem aos seus parentes mais velho quais eram as profissões elitizadas
antigamente (hoje ainda?). A resposta será bem simples: Médico, engenheiro
ou advogado. Basta olharmos para os políticos de tempos atrás (hoje ainda?),
pois eram profissões que davam mais status social. Agora pergunto: Como
fariam essas pessoas para ganharem mais dinheiro? Simples e fácil,
regularmenta! (ainda com a falácia de benefício social, mas as grandes redes
vivem falando coisas assim né?), pois só quem cursa faculdade de direito,
medicina e engenharia são as elites, então vamos ter garatia de reserva de
mercado para uma pequena parcela da população. Agora a pergunta é: Só porque
somos profissionais da computação vamos querer fazer essa mesma reserva para
"os iluminados" com diplomas? Desculpa, mas eu como militante desse negoço
maluco chamado "Software Livre" acho um crime defenderem isso.

Posso parecer um pouco grosso quando falo, mas acredito que a
regularmentação é simplesmente um aval para a incompetência dos formados que
não conseguem entrar no mercado de trabalho.

Se as empresas preferem selecionar um cara em vez de você, só tenho 2 coisas
a falar:
   1º: Problema da empresa que pode sofrer com a contratação desqualificada.
   2º: Ta na hora de se dedicar a saber em vez de apenas pensar em ter
diploma, pois o cara é melhor que você!

Porém acho que a discussão é necessária e benéfica :-)

Abração,
Roberto Parente