Por algum motivo, quebrou no envio... Encaminho. Observações abaixo.

---------- Forwarded message ----------
From: Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 08/03/2008 00:41
Subject: Re: [PSL-Brasil] Aprovado parecer que regulamenta as
profissões de analista de sistemas e técnico de informática
To: Projeto Software Livre BRASIL <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>

Em 07/03/08, Antonio Fonseca<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>  ***Por que não ter um exame do CONFEI - Conselho Federal de Informática ?
 >
 > Qual a real finalidade desse exame? Somente para analista e técnico? E como
 > ficam outras especialidades?

Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Técnico de Suporte,
 Programador, Administrador de Redes, Administrador de Banco de
 Dados... Me ajuda aí, porque to sem idéias. Obs: Gerente de Projetos é
 Administração, e não Informática.

 > Um exame para a Ordem dos Advogados dá para compreender, afinal a atividade
 > desses profissionais está bastante delineada e não é sujeita a mudanças
 > constantes, não da magnitude das que ocorrem na área de TI.

Constantes não, mas brutais, talvez? Vejamos... 1988, Constituição
 Federal (mudou coisa pra burro), Código Civil modificado a poucos 5-6
 anos atrás... Enfim... Fora a cacetada de leis aprovadas todos os dias
 nas mais diversas esferas. Me desculpa, mas para o Direito também muda
 bastante e o tempo todo... para todas as áreas muda, na verdade. Muita
 coisa da medicina de 10 anos atrás, já não vale mais, de 20 então, nem
 se fala. Agora, de 1969 para cá, mudou muito no Unix? Além do fato de
 que existem diversas implementações, conceitualmente o Unix mesmo
 mudou quase nada.

 Linguagens de programação? Tirando o grande boom do OO (década de 80?
 isso quer dizer 20 anos!), o que mudou? Toda a linguagem de
 programação tem as mesmas estruturas, condicionais, operadores, etc,
 então, na lógica mesmo, muito pouco se perde.

 Redes? Camada OSI? Quantos anos já não tem isso? TCP/IP? Novidade para
 quem? XML? Po, tem anos já!!! HTML? Tá no 4 desde 1998!!! Isso dá 10
 anos!!!

 Enfim, de boa? Nossa área não é tããão dinâmica quanto queremos acreditar...

 > Mesmo se estiversmos preocupados apenas com a empregabilidade, eu quero
 > obter um emprego x, para isso é que existem os diplomas de cursos técnicos,
 > de graduação, as titulações obtidas com pós-graduações e até mesmo as
 > carreiras e certificações de proficiência fornecidas por empresas e
 > organizações especializadas em diversos ramos das TIC. Realmente é
 > necessário ainda mais?

A lei prevê justamente a parte do Diploma para Analistas, e Cursos
 Técnicos para programadores e técnicos... apenas reforça a
 exigibilidade deles. E é bom até, porque cai um pouco essa super
 valorização da certificação, onde um garoto de 12 anos acaba ganhando
 o salário que um cara com PhD ganha, só porque o cara com PhD não tem
 a certificação X.

 > Quanto mais eu penso nisso, mais a proposta me parece estéril e recheada de
 > segundas intenções, nada honrosas.

Ela pode ter realmente seus vícios, e é contra eles que devemos
 brigar, mas a proposta em si é válida e deve ser considerada com
 respeito, até porque atinge todos nós, e bater o pé no chão apenas
 dizendo que "meus X anos e meu emprego falam por si" não vai ajudar em
 nada em tornar a lei madura, e é capaz de acabar é dando argumentos
 para serem usados contra. Acho que aqui na lista, todo mundo tem
 bastante experiência e emprego, o suficiente para levar a discussão às
 autoridades que votarão a lei de forma completa. Então, o que vejo
 mais como solução é criação de uma frente, formada por formados e não
 formados com argumentos concretos que mostrem se a lei é válida ou
 não. Eu sou a favor, então, vou ficar de olho apenas para a lei não se
 desvirtuar, mas proponho que os que são contra montem um documento ou
 desqualificando a lei, ou façam lobby junto ao Legislativo para que a
 mesma não seja aprovada.

 Um abc