On Mar  7, 2008, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> se nós sem diplomas somos tão bons assim, porque nos recusamos a
> fazer uma faculdade? Qual é o problema em fazê-la?

Deixa ver...

- Porque as melhores faculdades ensinam bem a computação, mas têm bons
currículos que incluem outros temas, que às vezes impedem excelentes
computeiros de se formarem.  Vide um amigão meu que passou trocentos
anos tentando passar em Geometria Analítica e não conseguiu, mas é
super fera na área em que trabalha.

- Porque tem um monte de faculdade merreca que, em vez de formar nos
fundamentos que permitam ao profissional se especializar em qualquer
direção dentro da área (ou fora), treinam o sujeito no uso de
ferramentas específicas.  Aí sai "profissional" formado em programação
de macros de Orifice 2003 (porque ganharam um site license de
exclusividade lá atrás) e "programação" de sites com FrontBeige 2003 e
Adube Micromédia Flush.  Põe uma versão 2007 e o cara se perde;
imagine então fazer desenvolvimento de verdade?  Por que o
profissional já comprovado no mercado, ou o quase-formado em curso de
primeira linha, deveria alimentar a máquina de desensino só pra lei
lhe permitir trabalhar na área que já domina?

- Porque não se aprova uma lei restritiva com base em "qual o
problema?" ou "os outros doutores fazem assim", mas sim em "qual o
benefício para a sociedade que justifique a restrição?"

- Porque pouquíssimas são as atividades computacionais que põem em
risco a vida das pessoas.  É justificável exigir um diploma na hora de
contratar alguém para desenvolver software pare usinas nucleares,
aviação e outras disciplinas já fiscalizadas como engenharia.  É
justificável e deveria ser regulamentada a exigência de certificação
dos fornecedores de software para esse tipo de situação.  Isso se
compara às exigências que justificaram a proibição ao exercício de
profissões como medicina e engenharia civil.  De resto, é só
elitização, que, com a proliferação de cursos superiores do tipo
"adquira seu diploma em 48 vezes sem juros" (AKA pagou-passou),
funciona cada vez menos.  Vide a crescente insatisfação dos
recém-formados nessas profissões "de rico", e até dos que já chegam ao
fim de carreira mas sentem saudades dos velhos tempos.

Fico profundamente incomodado quando vejo, na revista do CREA que
recebo, o constante encorajamento à denúncia do exercício "ilegal" da
profissão (sou engenheiro de computação, não tem exigência de
diploma), sempre comentada na seção de cartas com argumentos do tipo
"prejudicam a nossa remuneração".  Aí eu me pergunto: putz, a gente
paga pra manter a instituição pra ela poder cobrar da gente a AR pra
cada serviço que a gente faz, pra ela supostamente fiscalizar o que a
gente faz, pra ela chamar de vilão quem não quer alimentar essa
estrutura injustificada?

Fico me perguntando se (teoria de conspiração alucinada a seguir) não
é a Microsoft que tá patrocinando esse projeto de lei, pra daí
reforçar sua campanha de "compra" de todas as faculdades de
computação, oferecendo bolsas e licenças com termos de uso exclusivo
de ferramentas Microsoft (sob ameaça de processo por uso anterior não
autorizado em caso de não aceitação, claro), de modo que não se forme
mais ninguém capacitado em quaisquer outras ferramentas de
desenvolvimento de software.

Pode ser teoria de conspiração mesmo, mas que a Microsoft já usa
dessas estratégias pra ganhar espaço no ensino e nas próximas gerações
de desenvolvedores, a gente sabe.  Estando ou não envolvida no projeto
de lei, não parece que ia ser um baita incentivo pra ela reforçar o
investimento nessas práticas de preservação de seus monopólios?

Nessa altura, será que a regulamentação da profissão de forma a exigir
um diploma é realmente algo bom pra sociedade?