2008/3/11 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>:
[...]
>  O problema é quando a ART vira um fim pro CREA ganhar dinheiro, em vez
>  de um meio para garantir a segurança da sociedade.  É o mesmo tipo de
>  inversão de causa-efeito que leva à extensão indefinida de direito
>  autoral, depois de confundir as pessoas com o termo "propriedad
>  intelectual".  Direito autoral, assim como ARTs, têm um bom propósito
>  social, mas quando os que ganham dinheiro com eles ficam verdes de
>  ganância, tornam sua fonte de renda o propósito principal da
>  regulamentação, e aí a coisa deixa de servir ao seu propósito
>  original: o bem da sociedade.

mas nem tudo passa despercebido. O CONFEA não aprovou
a prestação de contas do CREA-SP em 2005[1], então ao que
parece algumas pessoas tentam manter uma certa dignidade
dentro deste serviço e não fazem vistas grossas.

[1] http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=39547

>  > mas que construções tem de ser fiscalizadas, a isso
>  > tem que ser mesmo,
>
>  Um monte de coisa tem de ser fiscalizada.  E existem meios de denúncia
>  e investigação que, supostamente, podem dar margem à fiscalização.
>  Mas daí a exigir que o engenheiro pague pela fiscalização do trabalho
>  que fez, e a fiscalização nem acontece?!?

acho que ela acontece sim, mas nem sempre de modo adequado.

>  > Contudo, se não existisse a exigência de ARTs e fiscalizações
>  > nas obras, casos como este seriam muuuuito mais frequentes,
>
>  Mas disso a exigir diploma

que outra forma você sugere para estabelecer critérios mínimos
sobre quem estaria apto a calcular estruturas complexas?

> e cobrar pela anuidade do conselho e ainda
>  por cima por ART, a distância é grandinha, não?

não acho que a cobrança seja indevida, mas sim que alguns serviços prestados
precisam ser melhorados. Tem muito fiscal que apenas verifica se tem
placa de obra
e se aquele nome que lá está é o de um associado regular e com ART recolhida.
Isso sim é que é absurdo.

Mas acho que o assunto já está off-topic demais.
Não adianta discutir isso nesta lista, tem que propor mudanças no
próprio conselho.
As eleições estão próximas, então é uma boa época para questinamentos e
escolha de candidat*s que estejam mais conscientes destes problemas[2].

http://www.confea.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2223&sid=305&pai=4&sub=197

abs,
//fabs
--