On Mar 13, 2008, "Fabianne Balvedi" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> De qualquer forma, o aspirante a engenheiro teria que passar
> por um curso muito puxado.

Pra se certificar numa área específica?  Imagino isso como bem
diferente do exame da OAB, que cobre todo o conteúdo.  Sujeito se
certifica na área em que pretende trabalhar.  Tipo, poderia até
prestar exame como parte do processo de contratação, que nem tem exame
médico admissional.

> Então acho muito mais produtivo o conselho
> investir na exigência de qualidade nos cursos e nos exames feitos durante
> todo o período,

Mas isso seria centralizador, e suporia a existência de um conselho
regulador.  Não é por aí minha sugestão pra informática (nem pra
engenharia, mas pra engenharia precisaria mudar lei).

> que pretende avaliar em um curtíssimo espaço de tempo um aprendizado
> que não se define apenas na teoria, mas também na prática.

Daí o "bons" antes de exames de certificação.  Onde prática é
importante, tem que cobrir a prática.  Ninguém falou em exame teórico,
ou exclusivamente teórico.  Assim como não dá pra dizer que o cara é
um bom cirurgião só porque ele sabe responder um questionário.

> Esta uma questão complicada que pode discriminar ainda mais profissionais
> com muita experiência na bagagem cuja certidão de nascimento amarelada
> os faz crer obsoletos e fora do prazo de validade. Nem sempre as novas
> tecnologias são as melhores.

Por isso mesmo falei em áreas específicas.  Não é pra ter certificação
em "Administração de Sistemas", isso praticamente não faz sentido,
ninguém conseguiria comprovar conhecimento para administrar bem
quaisquer sistemas.