Putz Glauber como é bom saber que caminho devemos tomar.
Realmente o que mais me dá dor de cabeça são drivers de placa de vídeo que a maioria são proprietário. Um dia desses eu pensei em criar uma lista negra de fabricantes e empresas que tornam quem usa SL mais difícil.
Exemplo:
A Petrobras me passou um documento cheio de macros. Sem as macros tudo funcionaria legal mas eles criaram as macros só para enfeitar o documento e me PROIBIU de preencher este documento. O que eu pude fazer? Instalar o Microsoft Office. Tenho licenças de sobra, não seria um problema para mim mas se eu pudesse colocar ela na lista negra até ela resolver este problema de integração com parceiros tudo poderia funcionar melhor.
Por hora só posso ajudar na campanha.

LIBERTEM SEUS DOCUMENTOS

Marcus

Glauber Machado Rodrigues (Ananda) escreveu:
Eu também já vi alguns notebooks de amigos quebrarem, mas era por causa
dos drivers proprietários (ou da placa de vídeo, wireless, etc). Os que usavam
apenas drivers livres eram bem, mas bem estáveis mesmo.

É por isso que é complicado misturar código livre com código fechado, não é a
mesma coisa que usar tudo livre, você fica de mãos atadas quando o problema
é no proprietario. As vezes você tem que comprar hardware mais caro ou com
uma performance pior, mas se quer mesmo estabilidade, tem que comprar hardware
compatível. Isso não é culpa isoladamente da comunidade, nem do fabricante, nem
do consumidor. O mercado como um todo deveria valorizar quem libera o código dos
drivers, como a intel fez. A medida que se descobre que o SL é realmente o que
todo mundo fala quando não se mistura com software fechado, acho que tente a
mudar.

É uma questão de muitos interesses convergirem para isso, não adianta
ficar enchendo
o saco de ninguém, dizendo "ah, tu foi comprar porcaria, agora
aguenta!", por que isso
só gera antipatia. E as vezes o hadware nem é porcaria e o driver nem
é tão mal feito, mas
o fato de ser fechado impede a comunidade de concertar alguma coisinha
que falta, e
onera muito o fabricante em deixar tudo beleza devido à tantas mudanças sutis na
plataforma, da porta para dentro, sem ajuda da comunidade.

Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
Instrutor Informática       [EMAIL PROTECTED]
Consultor Software Livre    Fone: +55 85 32153026
SENAI CETAFR - ceará        Celular:+55 85 88777045
Prof. Multiplicador Senior Intel Educar SL SP
http://www.broffice.org/blog/7040
[EMAIL PROTECTED]

"No caudaloso rio de nossas vidas nos dando as mãos navegaremos mais seguros, pois a
força da amizade é o maior dos escudos contra as adversidades." (OHeremita)