On 29-03-2008 23:24, Ricardo Bánffy wrote:

> Desculpe, mas aqui é preciso uma pequena correção. A MS existe porque
> fez a IBM de boba (a MS pediu que o PC-DOS não fosse exclusivo para a
> IBM) e porque depois conseguiu fazer com que todos os fabricantes de
> clones do IBM-PC embutissem os seus sistemas operaciona nas máquinas
> que saíam das fábricas (primeiro o MS-DOS, depois o Windows)

        Ahhh... não confunda as coisas, eu não estou falando de como
ela surgiu ou de como ela se deu bem, estou falando de porque ela
existe, e ela ainda existe porque ela se sustenta. Contar uma história
triste ou mostrar que eles tinham visão ao negociarem com a IBM e com
os fabricantes de PCs há 20 anos, não justifica a *existência* deles,
gigantes daquela época (muitos maiores que a MS) faliram depois de 15
anos de mercado, então não vejo como um fato não contextualizado
corrige algo sobre o fato de a MS ser uma empresa e fazer dinheiro
com práticas éticas ou não.

[...]
> Precisa tomar muito cuidado para que eles não se sintam hostilizados.
> Seria bom oferecer o mesmo "serviço" de promover um installfest para
> quem quiser _não_ usar Microsoft. Algo na linha dos "como nós
> acreditamos na liberdade de escolha, gostaríamos de promover um evento
> como o que foi feito com a Microsoft". Se a MS pode usar armadilhas
> conceituais, nós podemos subvertê-las.

        O ideal é participar do evento da MS, mesmo que como
"curioso" e ter apoio dos CAs e afins para organizar mais eventos
e divulgar mais informações, deixar claro as vantagens e
desvantagens e possibilitar um debate técnico *real*, neste campo,
há poucas chances de eles vencerem.

> Reduzir o sinal/ruído dos eventos da MS pode ser extremamente
> divertido. Meu tempo livre é escasso, mas eu adoraria se alguém
> pegasse essa bandeira. É delicioso aproveitar o dinheiro que eles
> gastaram atraindo pessoas para um lugar para divulgar a mensagem
> oposta.

        *Exato*. Especialmente para eventos abertos e feito de
forma amistosa, uma reação hostil da parte deles traria uma
imagem ainda mais negativa pra eles, cobertura de imprensa pra
isso seria ainda mais fácil de ser feita.

> Não é um problema divulgar o evento deles se, junto com ele, fizermos
> outro, inclusive explicando a tradição dos installfests, o que é, o
> propósito original etc. A FSFLA pode fazer um oba-oba de colocar foto
> no site e de dar camiseta pra quem trouxer um micro com Vista legal
> para instalar um OS livre no lugar?

        Sempre é problema divulgar o evento deles. Se pudermos
divulgar o nosso sem que o deles apareça, melhor ainda.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)