2008/3/30 Cláudio Sampaio <[EMAIL PROTECTED]>:

> Gente, apenas uma pausa pra verificação de realidade ("reality check").
>
> Estamos discutindo por causa de um termo que alguns sentem ser um termo
> técnico de software livre: "Install Fest".
>
> Temos razão em invocar "propriedade" sobre esse termo? Sempre pensei que
> Install Fest (ou Installfest) fosse apenas um intuitivo "festival de
> instalação", sem que nada fosse explicitamente definido.

Bem, eu não tenho dúvidas de que installfests foram criadas desde seu
princípio por grupos de usuários de softwares livres, principalmente linux,
com o intuito de compartilhar softwares, códigos, conhecimentos e ajudar-se
mutuamente. Se existe esta dúvida dentro de nossa própria comunidade, então
que bom que podemos esclarece-las. O fato do arquivo da wikipedia estar
ainda sob forma de stub mostra que tem muito da história ainda armazenada
apenas nos cérebros de seus participantes ou em lugares periféricos da rede.
Seria muito bacana resgatar estas informações, Quando foi a primeira
installfest? A primeira do Brasil me disseram que foi em Curitiba, promovida
pelo primeiro grupo de usuarios linux do país.

Mas isso é a minha opinião, e embora saiba que muitxs concordam com ela,
acho que precisamos, sim, deixar este fato mais claro. Então transformando
minha opinião em uma teoria, vamos aos testes de negação:

* existiu alguma vez, antes da MS começar a usar o nome também, algum evento
chamado installfest que não promovesse o uso de softwares livres?

* alguma vez alguém aqui associou o termo installfest a algo que não fosse
relativo à comunidade de software livre?

* (espaço para mais possíveis questionamentos de negações)

Não podemos mesmo chamar os eventos microsoftianos de Install Fest só
> porque, atipicamente, sejam com software proprietário e que possam custar
> dinheiro?

se não quisermos mais que o termo installfest seja associado a instalação de
softwares livres, não teria porque haver qualquer tipo de mobilização mesmo.
Mas minha opinião é que isso seria mais uma perda que um ganho. Pra mim,
reduzir o termo installfest a instalação de softwares seria o mesmo que
concordar em tirar algumas das liberdades da definição do termo software
livre.

> Não me mandem tomates e ovos podres. Apenas acho que é isso que muitas
> pessoas não-ligadas ao movimento de software livre possam perguntar, e acho
> que merece uma boa resposta. Talvez não concordem com esse ponto de vista,
> então expliquem por que está errado; eu não sei.

pessoas não ligadas ao movimento de software livre muitas vezes também
confundem software livre com software grátis. Minha opinião é que a resposta
deve ser no mesmo nível que se dá quando fazem esta confusão: se faltou
algum dos ítens que definem o conceito, não é uma installfest.

poxa gente, as installfests foram uma das primeiras, senão a primeira
manifestação genuina de aproximação com o público em nosso movimento. Será
que elas não merecem ter seu conceito preservado? Eu acho que sim.

att.,
//fabs
--
Fabianne Balvedi