Em 04/04/08, Alexandre Oliva<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Porque universidade não é lugar para os alunos aprenderem a cultivar
>  valores morais e éticos?

Ética e Moral são valores subjetivos. O que é imoral e antiético para
a FSF não é necessariamente para o país. Para implantar um valor moral
como o que a FSF pretende, há muito chão pela frente...

> Por exemplo, na medicina, ensinar técnicas de aumento da dor, para
>  fins de tortura, na especialidade de anestesiologia?

Acredite, se for ensinado é até melhor, porque se um anestesiologista
recebe uma pessoa que foi torturada até o limite e depois
hospitalizada, para ele é importante saber qual o impacto de tal
tortura.

Da mesma forma, saber o impacto do uso de um software proprietário,
como este funciona, como armazena os dados, como os processa, também é
importante para quem usa SL. Senão, porque diabos o OpenOffice deve
abrir documentos do Word? Se não abrisse não ia adiantar nada. Para
que diabos temos o Gnome e o KDE com sistemas de interface similares
aos softwares proprietários que os antecederam? Se não houvesse o SP
antes, ia ter sido complicado fazer algo totalmente do 0.

Enfim, não dá para acreditar que vcs não entendam que a universidade
pode implantar valores sociais éticos e morais bons, mas que não dá
para ela ignorar uma infinidade de outras coisas que existem. É uma
visão muito torpe e limitada a de acreditar que só existe o SL e só
ele é a solução. Não, não é. O proprietário também funciona, também
atende, e também resolve, e é da LIBERDADE da pessoa escolher qual vai
usar, e quais são seus valores éticos e morais também. Tudo isso,
claro, como eu já disse antes, desde que a pessoa esteja disposta a
pagar o preço (vide exemplo que dei do assassino, que tem livre
arbítrio para decidir se vai matar ou não, mas está ciente que há um
preço a pagar por isso).