On Apr  4, 2008, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> o que estou defendendo aqui é a liberdade de escolha da pessoa em
> usar um ou outro, e a isso devemos respeitar,

Enquanto a escolha do outro não prejudique outros, concordo.  A partir
do momento que começa a causar danos a terceiros, começou a invadir a
liberdade do próximo.

Pense em fumo passivo.  Por que a suposta liberdade do sujeito fumar
onde quiser deveria prevalecer sobre a liberdade do próximo de não
respirar essas toxinas?

Comprar ou recomendar software proprietário alimenta o monstro, que
cresce e volta atrás de cada vez mais.  Quando você o continua usando,
sem pagar nada mais por isso, e sem que ninguém mais fique sabendo,
não causa dano a ninguém.  Mas quando você paga por um upgrade, quando
recomenda que seus amigos comprem, quando manda informação em formatos
que só eles conseguem abrir, está alimentando o monstro e trazendo
prejuízos pra todo mundo.

Será que dá pra defender isso como algo dentro da sua liberdade?  Pra
mim, parece bem claro que está invadindo a liberdade do próximo.