Q?

Podemos começar com esta argumentação errônea?

"No software livre, a certificação LPI é o padrão de fato."

Quem disse que quem tem LPI pode ser DBA Postgres? Ou administrar um
cluster de FreeBSD? Ou melhor, falando assim, ignoramos todo o resto,
e pensamos que só há SL no Linux?

http://www.bsdcertification.org

Este é o "padrão de fato" para BSDs. Ou pelo menos é o que mais recebe
apoio da comunidade. Cuidado com o mesmo domínio sob .com.br, ninguém
sabe quem são.

Só existe uma certificação em Postgres que eu conheço, que se pode
fazer pela Pearson Vue, mas essa não é reconhecida pela comunidade...

Enfim, acho que o mais importante desse debate, é que tome-se muito
cuidado com as generalizações. LPI é uma generalização, por exemplo,
uma certificação para todos os Linux, qdo todos os Linux são beeeem
diferentes um dos outros no que tange à administração deles com as
ferramentas que vem embutidas...

Certificações só devem ser levadas em consideração quando realmente
vão a fundo dentro do que se está cobrando. A própria BSD
Certification está pecando pois está querendo ser uma generalização
para todos os BSDs (Free, Open, Net, Dragonfly, OpenDarwin, etc etc
etc).

Se alguém me apresentasse uma certificação RHCE e eu tivesse
servidores Red Hat, com certeza valorizaria. Mas a LPI eu tenho medo.
Tão genérica que dá medo.

Tenho certificação PHP pela Zend. Não é oficial da Comunidade (que
acredito nunca vá existir), mas é a única aceita pela mesmo. Eu,
pessoalmente, achei a prova simples. Como toda e qualquer prova sobre
uma linguagem que tem mais de 4000 funções caiu coisas que eu não
sabia ou lembrava com certeza, mas foi uma boa prova.

Se houvesse uma específica de FreeBSD, faria. Já pensei em fazer a
RHCE, mas não uso Red Hat Linux, e nem pretendo ser administrar de
redes novamente (ligações do tipo "a impressora não funciona" me
irritam demais hoje em dia). Então, no máximo, me dedicarei a
certificações sobre padrões abertos, como Cobit, ITIL, etc.

Um abc