Olá...

Fraude sempre pode existir. A diferença está no fato de que no voto
tradicional, em papel, as fraudes ficam ao alcance de coronéis de
barranco que podem valer-se de meios mais "rústicos" para alterar os
resultados de uma eleiçãp. Com urna eletrônica atual, tira-se das mãos
dos coronéis a possibilidade de fraudes "à moda antiga" entretanto,
dá-se vida a uma fraude muito mais poderosa, silenciosa e, sem sombra de
dúvidas, menos sujeita a desconfiança pela maioria da população. A santa
inocência dos excluídos digitais os faz pensar que os resultados de um
computador são inquestionáveis. É esse o preço a ser pago como fruto do
nosso processo educional.

Isso não significa, por outro lado, dizer que utilizar de equipamentos
eletrônicos não seja uma excelente maneira de auxiliar o processo
eleitoral desde que sejam respeitados vários requisitos tais como
auditabilidade de software e hardware, mecanismos de recontagem de
votos, dentre outros.

Saudações livres!

Jansen Sena