Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:

----- Mensagem Original ----- Mas um eleitor poderia ser pressionado
a divulgar seu número secreto (voto de cabresto). Pelo princípio do
sigilo absoluto do voto, o eleitor precisa ser totalmente _incapaz_
de comprovar em quem votou, uma vez passado o momento de votar. ===

Na verdade, não há nenhum motivo para os   suspeitos de sempre
sofisticarem as fraudes  de sempre. Segundo um colega que é ex-TSE, o
problema começa no Cadastro Eleitoral. Quem está votando é o dono do
título? Adivinhem...

É, e a implementação da biometria, anunciada pelo TSE como 'a solução' para esse problema também não vai resolver. Em caso de 'problema no equipamento' ou outro empecilho, o mesário poderá liberar o voto manualmente como já ocorre hoje em dia...

E, só para constar, anteontem uma jornalista me contou que em uma
região que não vou declinar aqui os eleitores levam um pedaço de
papel e o pressionam fortemente contra o botão do candidato
escolhido, gerando um autorelevo dos sinais braille da tecla do
candidato em que votaram. Posteriormente isso é usado como
"comprovante" para o recebimento de "vantagens". Não sei se isso é
pra valer, mas me parece no mínimo viável.

Há um procedimento muito mais simples, que é usado devido ao extremo liberalismo dos mesários e 'fiscais': filmar ou fotografar o voto com um telefone móvel. Não se deveria permitir o acesso à cabina de votação com equipamentos eletrônicos.

Enfim, enquanto se discute a urna, os métodos "analógicos " continuam
desafiando  a legitimidade das eleições. Como já disseram, a
segurança tem de estar no processo.

[ ],