2008/4/11  <[EMAIL PROTECTED]>:
>  Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.
>
>  Tudo é possível no mundo das idéias. Projetos de sistemas de informação
> maravilhosos, eu já vi aos montes. Inclusive de urna-e, sistemas eleitorais,
> etc., onde o 'satisfatório' é julgado em tese. Ocorre que, no mundo da vida,
> existem duas coisas que irão com eles interigir, que são a natureza humana e
> a necessidade dos humanos de conviver em sociedade.

Exato. Por isso a proposta não é manter a coisa apenas em experimentos
mentais. Einstein valeu-se bastante de experimentos mentais, mas se
eles não fossem confirmados pela realidade não seriam válidos.
Concordo com você.

> [...]
> inclusive, e principalmente. Como por exemplo, ao se delegar autonomia,
> explícita ou implícita em vazio normativo, a quem vai operar o processo
> eleitoral, de escolher a tecnologia para executá-lo e a as normas para seu
> uso.
>
>  A lógica do poder induz quem é investido desse tipo de autoridade, não
> sendo esss necessariamente anjos do bem, a escolher sistemas como o nosso
> atual em par com regras de uso como as nossas atuais. E se a democracia já
> estiver doente, a erosão daí decorrente passa a fazer feedback positivo

 (cara, eu queria saber escrever assim =D )

>  O nosso maior problema, a meu ver como disse na parte inicial da msg
> anterior, é o descaso coletivo com os valores basilares da democracia,
> carcomidos pelo individualismo e pelo fetiche do consumo (este aqui
> materializado na crença de que inovação tecnológica é sempre algo bom; veja
> http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/u-e-auditoria.html).

Com certeza. O negócio foi empurrado goela abaixo, como se não fosse
nada demais.

>  Defender 'eleição eletronica satisfatória' no mundo das idéias é muito
> bonito, romântico até, inclusive como exercício de retórica para o
> conhecimento teconológico. Mas no mundo da vida, onde tais coisas constituem
> campos de batalha pelo poder terreno, esse romantismo pode levar inocentes
> úteis a defenderem interesses subterrâneos. O ato de se rotular a indicação
> dessas propensões como "teoria conspiratória" pode dar conforto a ingênuos
> bem intencionados, mas não as fará desaparecer.

Defender que é impossível uma eleição informatizada, confundindo com
eleição puramente eletrônica não é a melhor maneira de resolver nosso
problema.

Antes de tudo, nossos argumentos devem ser pontuais, baseados em
requisitos e fundamentados na realidade.

Não é apenas estudar um ou dois métodos e sair dizendo que é
impossível. Basta validar o modelo que temos de acordo com os
requisitos. Não antendendo os requisistos, ele deve ser criticado por
isso, e não por outra coisa (como por exemplo, não usar papel, isso
não é um requisito).

Criticar o processo simplesmente por não usar papel não é o ponto. É
superficial e não nos levará a onde queremos. Foi apenas contra esse
tipo de argumentação que me opus.

--
Opções desconhecidas do gcc:
 gcc --bend-finger=padre_quevedo