Eu uso vivo flash/zap aqui. Existe um modo generico para fazer esses
modem's usb funcionarem.

Primeiro, certifique-se qual vendor e product vc terá que usar. Aqui
aparece assim, procure uma linha que não tenha uma descrição e não
seja cheia de 0.

# lsusb
Bus 004 Device 006: ID 19d2:fffe

Depois vc levanta o modulo usbserial com a ordem, siga o exemplo para
o meu modem:

# modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0xfffe

Note que lá no lsusb tem o valor do vendor e do product, é só colocar
o 0x antes.

Para garantir o que colocar na variável Modem, é bom checar a saida do
dmesg, aqui aparece assim, observe que criaram-se ttyUSB0, ttyUSB1 e
ttyUSB2, só é preciso colocar a ttyUSB0:

# dmesg | grep usb
drivers/usb/serial/usb-serial.c: USB Serial support registered for generic
usbserial_generic 4-2:1.0: generic converter detected
usb 4-2: generic converter now attached to ttyUSB0
usbserial_generic 4-2:1.1: generic converter detected
usb 4-2: generic converter now attached to ttyUSB1
usbserial_generic 4-2:1.2: generic converter detected
usb 4-2: generic converter now attached to ttyUSB2
usbcore: registered new interface driver usbserial_generic
drivers/usb/serial/usb-serial.c: USB Serial Driver core

Depois configure o /etc/wvdial.conf.

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = off
Modem Type = USB Modem
Baud = 460800
Init = ATX3
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Phone = #777
Dial Attempts = 1
Dial Command = ATM0L0DT
Ask Password = off
Password = SUASENHA
Username = [EMAIL PROTECTED]
Auto Reconnect = off
Abort on Busy = off
Carrier Check = off
Check Def Route = on
Abort on No Dialtone = on
Stupid Mode = off
Idle Seconds = 0
Auto DNS = on

Depois é só discar, como root, o wvdial. Ah, se der erro, dizendo que
não existe o /dev/ppp faça:

# mknod /dev/ppp c 108 0

Não esqueça de checar seu /etc/resolv.conf.

P.S: Sim, eu demorei um tempão para configurar meu vivozap no linux.

--
Kessia Pinheiro
Bacharelanda em Ciência da Computação - UFBa