Esses sentimentos em relação a cada distribuição são similares aos sentimentos direcionados aos times de futebol. Não adianta quase nada tentar convencer o outro que a "sua" distribuição é melhor. Mas é muito divertido zoar a vida de um torcedor apaixonado.

Em tempo: até onde eu saiba Ubuntu é uma palavra africana que significa, Debian bem feito :-p

Paz!

Eu acho que essas "brincadeiras e provocações" são saudáveis dentro da comunidade.

Sempre que eu assisti um debate sobre distribuições onde na platéia existiam "usuários finais" (entendam como pessoas de fora da comunidade), essas brincadeiras eram explicadas como tal, e o foco do debate eram as diferenças que realmente importam para quem vai utilizar.

Acho que existe espaço para todas as formas de manifestação, só nos cabe ter tato de saber onde e com quem fazer cada tipo de comentário.

´[]s
Henrique Andrade.