On 07/05/2008, at 16:22, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:

2008/5/7 Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]>:
Tentar diferenciar SL de Open Source aqui é meio "forçado".

Acho que não. As palavras tem o sentido que vem junto com elas, não dá
para fujir disso.

Free Software != Open Source porque a palavra Free é diferente de
Open, e Software é Diferente de Source. Não é o mesmo que dizer
"Homem-Aranha"  e "Humano-Aracnídeo".

O meu ponto é q para o público (norte-americano especialmente) não existe essa diferença em termos práticos. Vc abre uma propaganda da IBM, q aqui no Brasil sempre fala de Software Livre (ou falava até uns 2 anos atrás), e vc só lê a palavra "open source". Vc vai ler um artigo, digamos, da CIO Magazine: lá está de novo o "open source", onde - em tese -, "free software" poderia ser intercambiado sem problemas. Vc vai a uma conferência do Gartner no Brasil e os caras só falam em Software Livre qdo estão comentando algo em português. Vc vai até o site deles e pega o material em inglês da palestra e lá está de novo o "open source" no lugar do SL.

Aqueles q já escutaram q "open source é uma metodologia de desenvolvimento e software livre é um movimento social" são só os "iniciados" no assunto. MAS, o mais importante é q os dois termos acabam por categorizar os MESMO produtos.

Como eu disse antes, pessoas muito mais ligadas ao "open source" do q ao "software livre" nos deram coisas como o kernel Linux, o Apache http server, o OpenOffice.org, o Mozilla Firefox, entre outros. No entanto, nunca vi ninguém ligado ao "Software Livre"/ "Free Software" ter o menor problema em chamá-los por "software livre" na hora de dar exemplos de casos de sucesso.

"Forçar" essa diferenciação na hora em q alguém está (em tese) criticando destrutivamente o "open source" não significa "defender" o software livre. Significa fechar os olhos para algo q acaba por afetar tbém quem entrou nessa pensando no lado "social" da coisa.

[ ]s,