2008/5/8 Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
> essa diferença em termos práticos. Vc abre uma propaganda da IBM, q aqui no
> Brasil sempre fala de Software Livre (ou falava até uns 2 anos atrás), e vc
> só lê a palavra "open source". Vc vai ler um artigo, digamos, da CIO
> Magazine: lá está de novo o "open source", onde - em tese -, "free software"
> poderia ser intercambiado sem problemas. Vc vai a uma conferência do Gartner
> no Brasil e os caras só falam em Software Livre qdo estão comentando algo em
> português. Vc vai até o site deles e pega o material em inglês da palestra e
> lá está de novo o "open source" no lugar do SL.

Acho que isso é decorrência da ambigüidade do termo Free Software em inglês.
Anunciar Free Software pode causar váááários processos por você estar
cobrando o que foi anunciado como "grátis". Em português e espanhol e outras
línguas não temos esse problema, porque liberdade nunca foi sinônimo de
gratuidade. Imagina o sr de engenho falando "meus escravos são todos grátis
agora". :-P

True