Campeonato de distros? A idéia "abstrata" é ótima, mas "competir" é
péssimo nesse caso ainda mais se "quem" quer fazer tal campeonato não
tiver cuidado sobre "o que é desempenho".

Conforme o que foi dito nos emails anteriores:

"assistir a galera tunando máquinas em tempo real e depois comparando
os resultados referentes às diversas performances relativas às
instalações"

hmmmm não é simples assim não.. desempenho é coisa séria e se feito
errado os dados simplesmente não vão ter relevância alguma, ainda mais
se a máquina não estiver em modo exclusivo (init 1) e mesmo que esteja
vai depender de N coisas como recompilações desiguais de kernel...

enfim.. o que quero dizer é:
  - a idéia de campeonato para "competir" acho ruim e acho melhor seguir
a "filosofia da liberdade" incentivando a colaboração e não competição
  - medir de desempenho por "tunar" máquinas é muito arriscado, pois
pode levar a interpretações tecnicamente desastrosas se quem o faz não
souber bem o que está fazendo nem tiver critérios muito objetivos
  - logo faz mais sentido, uma "mostra das qualidades" de cada
distribuição ao invés da noção de medir desempenho das distros, aí sim
vale a pena para cada distro mostrar quais suas principais vantagens

ou seja, software livre não é futebol :) embora ambos possam ser a
paixão de muitos (inclusive eu) :) e cuidado para não banalizar as
questões técnicas envolvidas ;)

Abraços

Em Dom, 2008-05-11 às 10:41 -0300, Fabianne Balvedi escreveu:

> Po, demorou pra rolar campeonatos de distribuições...
>
> Seria muito divertido assistir a galera tunando máquinas
> em tempo real e depois comparando os resultados referentes
> às diversas performances relativas às instalações.
>
> Poderia ser no mesmo esquema dos campeonatos
> de futebol, com etapas locais classificatórias e talz...
>
> E o mais lindo seria ter a documentação gerada por
> toda essa movimentação, uma coleta de dados preciosa
> sobre as melhores configurações por máquina.
>
> Se a idéia emplaca, daqui a algum tempo tem jogador
> patrocinado e tudo, vão vendo...

> [...]
Amadeu Jr. :: twiki.dcc.ufba.br/~AmadeuJunior
Bacharel em Ciência da Computação - UFBA - www.dcc.ufba.br
Mestrando em Informática - PUC-RJ

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade"
                     Raul Seixas