Membros do PSL-Brasil, PSL-GO, ASL-GO e comunidades de usuários de
Software Livre,

Alguns alegam que a Associação de Software Livre Goiás - ASL-GO -
http://www.aslgo.org.br/ - decide e coordena o movimento "Projeto
Software Livre Goiás" - PSL-GO  - http://go.softwarelivre.org/. Alguns
(não todos) da ASL-GO justificam que o PSL-GO, é um movimento "apenas
ideológico", sem "grandes ações concretas" e portanto sem "papel
ativo" nos eventos e manifestações do Software Livre em Goiás. No
entanto, na última eleição da ASL-GO os membros do PSL-GO não foram
convocados para se candidatarem a cargos ou para se associarem e assim
participarem como membros com direito a voto.

No sentido de tornar a eleição da ASL-GO mais transparente e
democrática, venho respeitosamente apresentar uma petição solicitando
a liberação online da ficha de inscrição da ASL-GO e também uma
convocação pública para novas eleições da mesma.

É bom esclarecer que como membro do PSL-GO não estou criticando ou
menosprezando o trabalho realizado pelo ASL-GO. A questão aqui
levantada é sobre o exercício da democracia,  considerando que a
liberdade de participação estimula a conscientização e aprendizado de
nossa comunidade de Software Livre.

A petição completa, está apresentada abaixo e também disponível no endereço:

http://www.petitiononline.com/pslgo/petition.html

Quem achá-la justa, por favor assinem.

Para o e-mail não ficar chato e longo, tentei ser o mais objetivo
possível. Quem quiser entender melhor,as justificativas desta petição,
que leiam o final deste e-mail. A chata e longa discussão que gerou
esta petição se encontra publicamente aqui:

http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-go/2008-May/thread.html

--- INICIO DA PETIÇÃO ---

Por novas eleições na ASL-GO com participação ativa do PSL-GO

A/C Sr. Sandro Patto Araújo
MD Coordenador Geral da Associação de Software Livre - ASL-GO

Venho mui respeitosamente solicitar  Sr. Sandro Patto Araújo,  MD
Coordenador Geral da Associação de Software Livre - ASL-GO, que
tempestivamente avalie, manifeste sua posição e tome providências
sobre as solicitações constantes nesta presente petição pública, de
autoria de Marcelo Akira Inuzuka e assinado por outros solicitantes,
que aqui se apresenta como membro do movimento voluntário Projeto
Software Livre Goiás - PSL-GO.

1) Considerando:

1.1) Que a ASL-GO é instituição pública e que tem por finalidade a
difusão do Software Livre (Art 3, item I) e que promove a liberdade de
expressão e a democracia (Art. 3, item VI);

1.2) Que o PSL-GO, como movimento tem como objetivo comum a promoção
do Software Livre;

1.3) Que o PSL-GO como movimento inspirador da ASL-GO, seria o
principal interessado em acompanhar ou promover novos associados para
a  mesma e que de fato, não fora convidada para a Assembléia Geral que
elegeu a última coordenação;

2) Proponho:

2.1) Que a inscrição online, disponível no endereço:
http://www.aslgo.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=30
seja liberada tempestivamente;

2.2)  Que a lista dos membros aceitos sejam disponibilizados
publicamente ou privativamente para seus próprios membros no mesmo
site;

2.3) Que seja convocada Assembléia Geral para novas eleições da ASL-GO
conforme art. 12, parágrafo primeiro e art. 20, item III, considerando
a nova lista de membros.

Nos termos acima apresentados, peço deferimento.

--- FIM DA PETIÇÃO ---

Como membro do PSL-GO, gostaria de parabenizar o trabalho da ASL-GO
visivelmente percebido na parceria e patrocínios com Banco do Brasil,
CELG, UEG, SEBRAE-GO e SENAI-GO. e principalmente com o governo do
Estado de Goiás  - com participação do Governador do Estado na
abertura do I SGSL e V FGSL.

É bom ficar bem claro que não estou desprezando o papel que a ASL-GO
tem realizado na formação de parcerias para promoção do SL em Goiás. O
PSL-GO como comunidade, não tem personalidade jurídica e nunca poderá
exercer este papel. Acredito que a ASL-GO têm cumprido seu papel e
acredito que a participação mais ativa e democrática do PSL-GO na
ASL-GO será importante para fortalecermos o movimento do SL como um
todo.

Quero deixar bem claro que minha intenção não é para fins pessoais.
Declaro em público que não serei candidato a Coordenador Geral da
ASL-GO e nenhum cargo político. Conheço minhas limitações e meu "papo
nerd" não convencem parceiros políticos e/ou grandes empresas para
patrocinarem ou apoiarem o Software Livre. Me satisfaço com coisas
pequenas e simples como ser professor de Software Livres e ser um dos
membros ativos do Projeto Software Livre Goiás.

Quero também deixar claro que a intenção desta petição não é fazer
"oposição". Minha intenção é mostrar que o PSL-GO existe, é
participativo nas manifestações e eventos de SL em Goiás, apoia e é
apoiada pela ASL-GO, mas que devemos ser maduros para respeitar os
processos democráticos e dar oportunidade para a participação de
interessados na "ASL-GO". Se na nova eleição, sejam eleitos os mesmos
membros, que sejam! Eles mereceram *democraticamente* e só exercitando
a democracia - muitas vezes apanhando com a escolha - é que a
*maioria* aprende e começa a participar mais. Tanto o PSL-GO e a
ASL-GO cresceu e não podemos considerá-lo mais como um "grupo de
amigos".

Também quero deixar bem claro que caso a decisão da ASL-GO seja
favorável, todos sairemos vitoriosos. Quero muito mesmo que a ASL-GO e
o PSL-GO cresçam quantitativamente e qualitativamente. Sei que muitos
aqui sairam magoados comigo, já interpretaram minhas mensagens assim:
"jogar os amigos na fogueira", de incitar a "morte", de "instigar
contra o PSL-GO e ASL-GO contra o outro", "de fazer comentários
maldosos", de "querer aparecer", etc. Mas alguns me compreenderam e
revisaram o "manifesto PSL-GO", disseram "somos PSL-GO antes de sermos
ASL-GO", se comprometeram a "assumir o wiki do PSL-GO",etc. E muitos
dessas declarações não-favoráveis foram de amigos e não estou magoado
com isto. Espero sinceramente que não percam amizade comigo, afinal,
podemos discordar em idéias, mas continuarmos sermos amigos, ou não?
:-)

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka