On May 30, 2008, "Omar Kaminski" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A versão 2.0 da licença LPG-AP está pronta há cerca de um ano

E essa sim é Livre.  A primeira versão, infelizmente, não é.  Não é
compatibilidade com GPL, ela não respeita as 4 liberdades essenciais
que definem o que é Software Livre, apesar de todas as intenções.

Infelizmente demorou até que a crítica fosse entendida como
construtiva (e pelo jeito esse entendimento não é nem completo nem
unânime), mas no fim o processo da versao 2.0 foi bem melhor
conduzido, incluindo aí consulta sobre questões de respeito às
liberdades e inclusive compatibilidade com a GPL.  Infelizmente,
emperrou na reta final :-(

Julian tem razão de ficar insatisfeito por "levar chumbo" quem está
tentando, ainda que não chegando tão longe quanto o que outros de nós
gostaríamos, ou consideramos o mínimo possível.

Aí acontece o lamentável fenômeno sobre o qual já conversamos em PVT,
de que quem tá por perto fazendo o melhor possível "apanha mais" que
quem tá longe sem fazer nada, ou pior, piorando as coisas.  É triste,
mas apesar da importância de valorizar os progressos, não me parece
adequado me calar ou jogar confete em algo que ainda não está bom,
apesar de ter melhorado.  E pode crer que, de minha parte, sou
muitíssimo mais duro com quem joga contra que com quem joga a favor.
Além disso, parece que tenho um talento todo especial para escrever e
dizer coisas de uma forma que elas são interpretadas da pior maneira
possível.  Aí, quando tento ajudar, parece que as palavras têm
espinhos.

Não é fácil, não :-(

Abraços,

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/