Só uma observação:

Liberdade não é algo que vc pode ter pela metade. Ou vc tem liberdade, ou
não tem liberdade. Permissões não são liberdades. Na verdade, se vc precisa
que alguém permita, é porque vc já não é livre para fazer sem ter que
precisar que alguém permita. Por isso tem até o princípio legal de que "o
que não está proibido, está permitido", senão ia ter que ter uma leizinha
para cada coisa que vc for fazer. Mas aí a gente entra numa discussão tãããão
filosófica e conceitual, que o assunto vai passear lá longe...