On Jun  1, 2008, "Ricardo Bánffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Muitas dessas patentes só são válidas nos EUA.

Que patentes?  [/me olha o histórico pra ver de onde as patentes a que
você pode ter se referido podem ter vindo]

> Eu não sinto que violar patentes inválidas seja um problema moral.

Concordo.  Mas não é por aí que eu ia.

Minha intenção era mostrar que, nos dois casos, tanto o de quem aponta
para software patenteado, quando no de quem aponta para Software
não-Livre, há indução, sugestão, aceitação.

No primeiro caso, como a violação de patente configura ilegalidade em
alguns lugares, tanto quem usa quanto quem promove seu uso são
legalmente responsáveis pela violação da lei.

No segundo caso, como o uso de Software não-Livre é imoral (=
prejudicial à sociedade), ainda que permitido por lei, tanto quem usa
quanto quem promove seu são moralmente responsáveis pelo prejuízo
causado à sociedade.

Foi uma infelicidade usar no primeiro caso um exemplo de situação que
um tanto de gente *acha* que torna Software não-Livre.  Se eu houvesse
falado em assassinato e indução a assassinato, talvez houvesse ficado
mais claro e não gerado essa confusão.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/