2008/6/1 Marcelo Akira <[EMAIL PROTECTED]>:

> Acho que o debate é saudável quando não partimos para o lado pessoal e
> discutimos idéias.

Exato. De qualquer forma, o assunto é interessante. Como forma de manter a
discussão nas idéias, tenho alguns questionamentos para os dois. Talvez as
respostas de cada um a essas idéias possa dar uma noção melhor do pensamento
da FSF e do Debian, já que os dois estão imersos cada um no seu grupo
filosófico.

Vamos lá:

Digamos que eu seja um padre de uma igreja que seja contra o sexo fora do
casamento e para fins não procriativos - calma que já vai virar on-topic. Eu
me pergunto, o que devo orientar à respeito da camisinha.

Seguindo a minha linha de raciocínio do próprio papa, eu devo ser contra o
uso da camisinha, já que ela foi feita para o sexo em condições proibidas.
Porém, se eu vejo o mundo de hoje, percebo que raramente as pessoas
controlam seu impulso sexual, e a camisinha impede que o pior aconteça, e as
consequencias sejam ainda mais graves.

Este parece ser um dilema muito parecido por esse vivido pela FSF e o
Debian. Os dois apoiam o SL e são contrários ao uso do SP, alarmando aos
quatro quantos que o SP é moralmente inaceitável e tudo mais.

Porém, me parece o Debian tem o seguinte pensamento: o mundo é assombrado
pelo montro do SNL (software não-livre), muitos usuários estão pessoas em
suas garras . É preciso desenvolver um sistema que liberte os usuários desse
mal, sem que o usuário sinta que está perdendo algo. Isto é perfeitamente
possível usando apenas SL, e assim é o sistema Debian. Porém, alguns
usuários estão tão acostumados aos seus SNL, que deixarão de se inciar no SL
caso falte algum SNL que eles acham que dependem. Se eles estiverem muito
ligados ao SNL, farão de tudo para conseguir usá-lo no sistema livre, mesmo
que o sistema livre seja desenhado para dificultar a operação.

Já que eles estão mais dispostos a largar o SL em função do SNL do que o
contrário, então porque não facilitar a vida deles no uso desses SNL só para
que eles continuem usando o SL até que se libertem? Como fazer isso sem
parecer que se está vendendo a idéia de que o SNL é aceitável? Simples: é só
deixar tudo que é SNL em separado, fora do projeto, mas ainda acessível, de
forma que o usuário saiba que aquilo que ele está fazendo é errado, e que
cedo ou tarde deva procurar salvação.

Porém a FSF tem o seguinte pensamento: SNL é moralmente inaceitável, e
qualquer um que defenda a idéia do SL não pode implementar o mecanismo que
facilite o uso do SNL, pelo motivo que for, pois coerência com seus ideais é
mais importante que praticidade ou aumento do rebanho livre. Se não forem
priorizados, pode haver o efeito contrário e o rebanho cresca não-livre.

Vocês (Alexandre e Faw) podem corrigir estes raciocínios para que encaixem
melhor na filosofia de cada um. Mas o meu questionamento é o seguinte:

Se vocês fossem um padre da igreja, para manter o seu desejo de fazer o bem
e ao mesmo tempo seguir o pensamento da igreja, você aconselharia a
camisinha para os jovens? (acho que isso pode ser interessante para
constratar a prática de fazer o bem com a filosofia de fazer o bem, mas
vocês podem esquecer o símile da camisinha e falar logo em termos de
Debian/FSF e sofwares não livres).

E outra, adotar um método que não seja puro, mas que que pode abrir uma
porta para que a pessoa se afaste do mal, vale o risco de ser acusado de
recorrer a métodos não puros para defender a pureza?

Mais uma: é necessário que existam pessoas inflexíveis convivendo com
pessoas flexíveis, para que as pessoas em tratamento disponham ao mesmo
tempo de um exemplo a seguir e também por onde começar, apesar das
tentações?

E por fim: é preciso que os inflexíveis ataquem os flexíveis para não serem
acusados de flexíveis, mesmo sabendo que suas intenções são as mesmas?

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]