On Jun  1, 2008, "Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>       Você não precisa entrar numa lista, você pode escrever
> em PVT e caso não tenha notado, os *dois* moderadores acham que
> a discussão é específica demais para a PSL-Brasil, não sendo do
> interesse da maioria dos assinantes.

Não notei.  Notei que um dos moderadores sugeriu que poderia ser
melhor, enquanto o outro parece desesperado para que isso aconteça
desde que o debate começou, a ponto de jogar três cartas de OT
reclamando de discussões sobre temas como:

- brincadeiras a respeito da camiseta de uma famosa distribuição
  GNU/Linux usada por um suposto assassino

- discussão a respeito de por que uma famosa distribuição GNU/Linux
  (da qual um dos moderadores é fervoroso seguidor) não é recomendada
  por uma organizaçao internacional de promoção do Software Livre

- discussão a respeito das regras da própria lista (sério, OT?!?  cadê
  aquele bom senso tão recomendado pelas regras da lista?)

Curiosamente, a seqüência de cartas de cala a boca (AKA OT) começou
logo após o início da discussão que parece ser de seu interesse
silenciar.  Levando em conta a *possibilidade* de existir suspeita de
conflito de interesse, além de nossos acalorados conflitos recentes em
relação ao FLISOL, teria sido bem mais elegante e adequado você deixar
que outro moderador, não envolvido nos debates atuais, tomasse conta
de fazer valer as regras da lista, se fosse o caso.  Ao usar ao mesmo
tempo os dois chapéus, de moderador e de participante da lista
interessado em promover o Debian, você deu margem para a impressão de
estar agindo de forma parcial, por mais lisa que sua conduta tenha
sido.

> E não é a primeira vez essa semana que você promove mensagens fora
> do tópico e questiona a orientação da moderação.

Questiono, sim, pelas razões acima.  Não sou ovelhinha que baixa a
cabeça pra quem levanta a crista, muito menos quando sinto cheiro de
abuso de autoridade.

Aguardo substanciação NA LISTA das acusações de que as TRÊS discussões
são de fato fora de tópico, e sugiro uma mensagem sua assinada
digitalmente afirmando que não tomou iniciativa que possa ter
influenciado Marcelo Akira a fazer sua sugestão de mover o debate para
outra lista.  Sendo você parte envolvida e interessada no debate, eu
não esperaria que você atuasse também como moderador, mas, nessa
altura, me parece conveniente verificar se minhas expectativas são
exageradas.

> Até lá, sugiro que você siga a orientação dos moderadores,
> especialmente em "threads" onde é consenso entre eles que a
> discussão deve ser movida para PVT ou para outra lista.

Considerando que você mesmo considerou por bem prosseguir o debate na
lista, e há participação de outros mais, entendo que já não mais
existe o consenso entre os moderadores e darei seguimento ao debate
onde ele teve início.

> Lembre-se, há um ponto em que "atingir o público"
> significa escrever no seu blog e não na lista.

Sem dúvida, mas minha preferência é semelhante à sua, de responder às
mensagens da lista na própria lista.  No mínimo, configura-se direito
de resposta.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/