2008/6/2 Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>:

> ? Monopólio implica em não deixar ninguém participar. Se só há 2-3
> discutindo, isso não é monopólio, é apenas 2-3 tendo o que falar.

Acho que o Marcelo falou em monopólio enquando à forma que os argumentos são
colocados: de forma tão pessoal que deixa pouca margem para que uma terceira
parte defenda ou refute os argumentos sem parecer estar defendendo ou
refutando a pessoa. Dessa forma a discussão fica em torno apenas das duas
pessoas, o que é uma espécie de monopólio.

Neste caso, o debate fica sem mais participantes não porque falta quem
queira debater a questão, mas porque fica difícil entrar no debate sem se
queimar com os que já estão debatendo.

Por exemplo:
pessoa A: "O céu é verde!"
pessoa B: "É azul, você é um moleque que não sabe das coisas!"
pessoa C: "Eu também acho que o céu é azul."
pessoa A: "Ah então você apoia ele? Moleques são vocês! Vocês é que não
sabem de nada! Eu vou embora daqui, C, nunca mais fale comigo."

Viu, não dá para se meter. Quando se troca acusações vira thread privada,
ninguém mais se mete, mesmo sendo PHD no assunto.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]