Prefeitura de Recreio- MG é pioneira no uso de software livre na
     região

por Will Sérgio Brum

02/06/2008 18:00

O uso de software livre vem crescendo no Brasil nos últimos anos, além de uma tendência é um grande esforço do Governo Federal. Além da economia, vindo da possibilidade de ter menos custos no que diz respeito a licença de uso, outra grande vantagem é que seu código é aberto, possibilitando a otimização, auditabilidade e customização de suas funções de acordo com a necessidade do usuário.

Entre os vários projetos que já estão em andamento, a administração atual fechou um acordo com a Cobra Tecnologia empresa estatal pertencente ao grupo do Banco do Brasil. Esta parceria permitirá a total informatização da administração da rede municipal de ensino, através do software I-Educar, software livre para administração do ensino desenvolvido pelo CTIMA, da prefeitura de Itajaí-SC e customizado pela Cobra.

Começou no dia 2 de Junho a fase de implementação e treinamento dos usuários e administradores do sistema, a responsável por essa fase é a analista Miris Silva, da Cobra Tecnologia, juntamente com o analista da prefeitura de Recreio Diego Pena. A inauguração oficial da implantação do projeto deve ocorrer no final de Junho, com a presença dos envolvidos no projeto e alguns representantes e autoridades da região.

A Secretária de Educação do Município, Luiza Helena Conte diz "O modelo do software livre proporciona benefícios à todos, e é legalmente correto"

Sérgio Rosa e o Prefeito Municipal de Recreio, Fernando Coimbra de Almeida comemoram a parceria que envolve diversos setores da sociedade e esperam que o exemplo seja seguido por outros municípios.

"O objetivo da Cobra é cumprir seu dever de empresa estatal de tecnologia e contribuir para a informatização das administrações públicas brasileiras, de forma autônoma, livre, sem que tenham que ficar dependentes de quaisquer fornecedores ou gastarem enormes quantidades de dinheiro público no pagamento de royalties e licenças de software proprietário", diz Sérgio Rosa, Diretor de Sistemas Integrados da Cobra.

Já o consultor da DSI/SLTI/MP Luis Felipe Costa lembra da importância de prefeituras, principamente de pequeno porte, terem acesso a informatização pública nos seus diversos setores com o apoio do Governo Federal, podendo inclusive contar com a participação de estudantes e da comunidade de software livre.

A comunidade terá a oportunidade de conhecer o projeto I-EDUCAR e várias outras novidades no Estande durante a XXX Exposição Industrial e Agropecuária nos dias 23,24,25,26 e 27 de Julho de 2008.

O I-Educar é um dos selecionados para entrar no catálogo de softwares de gestão de municípios a serem disponibilizados em breve no portal do software público brasileiro, iniciativa da Secretaria de Logística e tecnologia da informação - SLTI, órgão ligado ao Ministério do Planejamento em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa -- ABEP, com apoio do projeto VIADIGITAL e outras entidades, para envolver as prefeituras brasileiras no compartilhamento de soluções como software público.

Fonte: www.recreio.mg.gov.br

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a