On Jun  5, 2008, "Glauber Machado Rodrigues (Ananda)" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Ou non-DFSG-compilant, ou some-of-4-rights-denied, ou qualquer outra coisa
> mais específica e menos prática.

> Então podemos mudar o nome da FSF para GALSF (GPL Alike Licenced Software
> Fondation).

Pela sua resposta, acho que não fui claro.

O problema não é usar a palavra 'Free', o problema é usá-la com
significado diferente do oficial, mesmo que próximo.

Não atender à DFSG não significa que não seja Livre, nem que não
atenda à definição de Software Livre.  non-free contém pacotes com
documentação (material para uso prático) Livre (isto é, que não impede
substancialmente o gozo das 4 liberdades), mas que está lá só porque
não atende à letra da DFSG.

Daí eu sugerir non-DFSG no lugar de non-free.  non-free é misleading.
Mas não é um termo inerentemente ruim, está apenas sendo IMHO mal
utilizado nesse caso.

Trocar Free por "GPL Alike Licenced" teria o mesmíssimo problema, já
que a FSF não existe para promover o licenciamento mediante GPL, ou
mesmo o copyleft.  Existe para promover e defender o direito humano de
que, a cada usuário de software, não sejam negadas quaiquer da 4
liberdades com relação a todo o software que usa.  Quer dizer, que
todo Software seja Free.  Não GPL, nem copyleft, nem GPL-Alike.

Claramente, eu não tinha sido claro.  Ou você tava só brincando, pra
zoar comigo? :-)

> Ou então podemos reconhecer que vez ou outra relaxamos na precisão
> dos nomes que damos às coisas e colocamos o nome que achamos melhor.

Se já é tão difícil a gente se entender sem cada um chamar cada coisa
do jeito que quer, imagine se a gente fosse por aí!  Língua é um
padrão, só funciona para o bem de todos quando é interoperável.  Se
cada um faz o seu do seu jeito, não tem padrão, ninguém se entende.
Por isso é preciso tentar ser preciso.

Abç,

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/