On 12-06-2008 19:16, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:

> [...]
> ponto final.
> O e-mail de quem solicita chega na caixa de quem é solicitado, o
> solicitado responde, ponto final. Parecem cartas: "prezado fulando de
> tal (...) atenciosamente, eu."
>
> Se você for o destinatário, você ler e responte, se você for apenas
> copiado, você só lê para se manter a par do assunto. Uma mensagem nova
> do mesmo assunto não aparece até que você responda (para originar outra
> em cima da sua resposta).
>
> Já listas de discussão é isso aqui. O assunto pode se tornar um livro

        Não exatamente. Conhecendo a debian-devel e o kov, imagino
que ele esteja se referindo também à falta do "pensar no próximo".

        Quando você participa em listas onde muitas pessoas com
idéias diferentes tem que sintetizar pensamentos, discutir problemas
e encontrar soluções, é *importante* expressar idéias seguindo a
"netiquette", o texto estrutura de forma consistente facilita a
leitura dos demais, de forma que outros possam compreender mais
facilmente, facilitando a resposta e melhorando a dinâmica da
discussão.

        No ambiente corporativo geralmente os clientes de e-mail
são ruins ou estão mal configurados, esse fato ajuda mas não é o
único responsável por e-mails com respostas "top-posts", usando
a "ordem lógica inversa", o que dificulta a leitura. O próprio
padrão de marcação do que a pessoa anterior disse também pode
atrapalhar, sem falar é claro dos e-mails em HTML.

        Outros fatores que aparecem com freqüência (inclusive na
PSL-Brasil) são:

 * "explosão temática": acontece pelas mistura de múltiplos
   assuntos e temas escalando a conversa sem dividí-la em
   "sub-discussões" mais objetivas;

 * verborragia: pessoas que querem convencer seus pontos a todo
   custo e não apenas debatê-los, transformando uma sentença em
   três ou mais parágrafos;

 * falta de uso da netiqueta: linhas em até 80 colunas, assinaturas
   curtas, e-mails com fontes de largura fixa e em texto simples,
   estrutura de parágrafos.

 * uso da lista como blog ou mecanismo de "bate-papo", acontece em
   especial com itens que deveriam ter sido um comentário em PVT
   ou com pessoas que respondem várias vezes a mesma mensagem por
   que não escreveram um texto completo e vão adicionando parágrafos
   à medida que vão respondendo.

> Então é importante dispensar:
>
> 1- Aberturas de carta, como "Sras. e Srs. da lista" e o "Obrigado";
> 2- cortar tudo puder ser cortado (pois se puder ser cordato é lixo);
> 3- manter o fluxo de idéias numa ordem coerente (pois idéias incoerentes
> são lixo).
>
> É mais ou menos isso que você chama de "cultura de e-mail corporativo" x
> "cultura de listas"?

        Um dos pontos é "não pensar em quem vai ler", não é a
idéia de "manda quem pode, obedece quem tem juízo", é a idéia
do "eu escrevo de qualquer jeito e você se vira pra ler e
entender".

        Não só isso, mas as práticas "sujas" que muitos utilizam
pra tentar "ganhar" debates, as acusações pessoais, a "teimosia"
e a falta de pró-atividade por parte de algumas pessoas que
deveriam tomar atitudes corretivas rapidamente, podem agravar os
problemas e deixar que "o monstro da energia" engula a lista.

        Um vídeo interessante é o "Como Projetos 'Open Source'
Sobrevivem a Pessoas Venenosas" -- (How Open Source Projects
Survive Poisonous People (And You Can Too)):

        http://video.google.com/videoplay?docid=-4216011961522818645

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)