2008/6/13 Marcelo Akira <[EMAIL PROTECTED]>:

> Gustavo rebateu dizendo que o Debian já não pergunta mais se o usuário
> quer ou não software não-livre, nem já permite. Como disse o Kov, isso
> já está 1/2 resolvido, a lista serviu para pelo menos mudar uma
> opinião dentro do projeto GNU :-)

Isso não é dificultar o acesso ao non-free. Isso sim seria dificultar o
acesso ao repositório:

# Implementação 1

Debian: Você tem certeza que deseja ativar os repositórios non-free? (não)
Usuario: sim
Debian: Me dê um bom motivo.
Usuario: google earth?
Debian: Bah... isso não é motivo. Outro. [enquanto 1==1]
(...)
Usuario: desisto.
Debian: ok.

# Implementação 2

(...)
Usuário: sim
Debian: Digite o número do CPF das suas tetra-avós (todas as 16).
Usuário: desisto.
Debian: ok.

# Implementação 3

(...)
Debian: Digite o hash md5 da imagem do seu hd da sua instalação passada do
Debian.
Usuario: Mas eu não sabia que era para guardar...
Debian: Problema seu! Como vamos saber que você é você mesmo?
Usuário: desisto.
Debian: ok.

# Implementação 4

(...)
Debian: Só se você me ganhar no jogo-da-velha. (Enter para iniciar).
Usuário: vale empate[1]?
Debian: não.
Usuário: desisto.
Debian: ok.

# Implementação 5

Debian: Oi, meu nome é Clippy. Parece que você está tentando ativar o
non-free?
Usuário: desisto
Debian: ok [o clippy vira um bicicleta e some].

##
Se o usuário desenhar um pentagrama no chão e conseguir habilitar o
non-free:

Tela preta, apenas um texto é exibido:
"Non-free is now enabled. It is pitch black. You are likely to be eaten by a
gnue[2]".

links:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Grue_(monster)