2008/6/17 Marcelo D'Elia Branco <[EMAIL PROTECTED]>:
> Só o que falta agora é quererem emitir certificado LPI para hacker ou
> "alguém" determinar quem pode ser chamado de hacker e quem não pode.

Que idéia, Marecelo... Se fosse assim, era o MCT que deveria pedir ao
Gil para devolver a carteirinha ;-)

> Eu aprendi com meus amigos hacker's nos anos 90 que um hacker é um
> "fussador", um cara que não se contenta apenas em usar as tecnologias
> mas em penetrar a fundo nelas. Em construí-las e reconstruí-las. Um
> termo antigo que vem dos radioamadores que montavam seus próprios
> transmissores...

Originalmente era um cara que fazia móveis com um machado.

> Pra mim o Gil é um Hacker da cultura...

Se formos nessa linha todo mundo é. Meus gatos desmontam um sofá para
dormir debaixo das almofadas. Eles vão fundo na tecnologia do
mobiliário e a usam de acordo com seus próprios critérios, de uma
forma que nós, os construtores de sofás, normalmente não fazemos.

Ainda que, quando criança, eu montava grandes fortalezas na sala da
minha avó usando almofadas de sofá como paredes, as mesas como
estrutura e as almofadas pequenas como munição. Assim como meus gatos
são hoje, eu era um "hacker de sofás".

O perigo aí é o termo "hacker" perder ainda mais do significado.

Mas eu concedo uma: Ele pode ficar com a carteirinha, mas só se ele
souber explicar claramente porque ele merece ficar com ela.