Bom dia a todos,

Li esta notícia (polêmica hein) e considerei que pudesse ser de interesse de
alguns:

Microsoft patrocinando o Censo Open
Source<http://www.meiobit.com/opensource/microsoft-patrocinando-o-censo-open-source>Quanto
do mundo corporativo usa realmente software Open Source? Qual softwares? Em
que situações? Se você perguntar para um freetard qualquer ele pintará um
quadro onde a Microsoft vende 3 cópias do Vista por ano e servidores Windows
estão sendo atirados pelas janelas, enquanto virgens (são os programadores
Python) jogam flores para um cortejo de pinguins trazendo as lindas máquinas
IBM rodando Linux. Se perguntar a um Wintard, Linux só roda em uma máquina
de proxy web, mesmo assim por causa dos estagiários comunistas da Infra.

Nenhuma das visões é muito realista (exceto pelas projeções de venda do
Vista) e trabalhar com achismo não leva ninguém a nada.

 [image: opensourcecensus]
<http://www.meiobit.com/files/opensourcecensus_2.gif>

 Por isso o Censo Open Source <https://www.osscensus.org/>. Uma iniciativa
da Microsoft, ActiveState, EnterpriseDB, Laboratório de Open Source da
Universidade do Oregon, IDC, Open Solutions Alliance, Open Source Business
Foundation, Unisys e outros.

O censo é feito através de um programa que escaneia sua máquina, pesquisa
pacotes Open Source instalados, gera um relatório e envia para o site do
projeto. Não é feita coleta de emails, é totalmente anônimo. O registro pede
apenas um nome e senha. Há versões para Windows, Linux, Solaris, Mac e BSD.

"Oh, Microsoft malvada vai escanear minha máquina e roubar meus arquivos" -
Se eu fosse o Ballmer diria "vá pro inferno", mas como não sou, digo: O
programa OSS Discovery é Open Source, sob licença
AGPLV3<http://www.fsf.org/licensing/licenses/agpl-3.0.html>.
Se você não confia, baixe o fonte <https://www.osscensus.org/discovery.php>,
examine e compile você mesmo.

O esforço ainda está em sua infância, só foram escaneadas 1300 máquinas em 2
meses, achando 746 pacotes Open Source, mas os resultados já estão sendo
divulgados. O Firefox por exemplo é o número 1, presente em 83% das máquinas
testadas. O sistema <http://www.meiobit.com/e/557883> operacional Linux mais
usado é o Ubuntu, com 47% das máquinas, em segundo o Debian, com 13%.
Maiores informações: Censo Open Source <https://www.osscensus.org/>

Fonte: Linux
World<http://www.linuxworld.com/news/2008/061608-microsoft-now-sponsor-of-open.html?fsrc=rss-linux-news>e
Bestlinux<http://www.bestlinux.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4113&Itemid=162>

--
João Fernando Costa Júnior
Coordenador GUBrO-ES - Grupo de Usuários de BrOffice.org do ES / Iniciativa