On Jun 16, 2008, "Ricardo Bánffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pelo que eu entendi, ele não é considerado livre porque abriga o
> repositório non-free,

Acho que deu confusão aí.

Ele não é Livre porque contém Software não-Livre.  Só isso.  E não é
só no repositório non-free.  De fato, mesmo que não houvesse o
non-free, hoje daria no mesmo.

O non-free é algo que *piora* as coisas pois, mesmo que se corrigisse
o problema no main, ainda seria complicado recomendar Debian, pois
mesmo que a recomendação se referisse explicitamente a algo como
Debian GNU/Linux (somente repositório main), isso rapidamente seria
repassado como "a FSF recomenda o Debian" e acabaria chegando a muita
gente sem a distinção, fazendo parecer que a FSF apóia a decisão do
projeto Debian de manter, distribuir e endossar Software não-Livre.
Daí a dificuldade em recomendar Debian, mesmo que o [main do] Debian
GNU/Linux fosse 100% Livre.

> O problema seria resolvido se o repositório non-free não existisse -
> ou seja - se não fosse oferecido um meio conveniente de obter software
> não-livre.

Não exatamente.  Ele não precisaria deixar de existir.  Bastaria que o
projeto Debian abandonasse esse repositório.  Se outros, mesmo que
dissidentes desse novo Debian mais Livre, continuassem mantendo o
repositório com outra infra-estrutura, em outro lugar, o usuário
poderia ter exatamente a mesma conveniência, mas o Debian não estaria
mais endossando essa prática.

> O contraste é interessante, porque qualquer distro permite que você
> baixe o fonte e faça a dança de "configure-make-install". São menos
> livres por isso?

Zelar pela liberdade não significa impedir o usuário de escolher o que
quer instalar em seu computador, significa apenas não se tornar amigo
dos inimigos do usuário tornando a prisão aparentemente mais
convidativa e conveniente que a vida em liberdade.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/