Oi Akira,

Acho legal a tua incursão no universo da educação. Antes de comentar
os resultados da estatística, uma coisa que eu senti falta é das
estatísticas regionais. Eles colocaram um resultado estatístico para
todo o país e achei isso bola furada. Digo isso, porque trabalhei para
uma ong que fazia avaliação de projetos de inclusão digital no sistema
educacional. E eles realizaram uma avaliação sobre uso de software
livre no estado do Paraná que vai contra esta estatística apresentada
nesta pesquisa. E se pensarmos em um outro estado do sul, como o Rio
Grande do Sul, talvez a gente encontre novamente uma realidade
distinta, pois tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul está sendo
implementado o uso de software livre nas escolas públicas e o
movimento lá é forte entre os educadores.

Talvez a gente precise de mais elementos, que nem sempre aparecem em
notícias sobre algumas pesquisas. É importante saber a metodologia
empregada na coleta dos dados nas diferentes regiões tanto no universo
das escolas públicas e quanto nas privadas. Precisa saber que termo
foi usado, software livre, Linux? Na minha experiência como educadora,
o professor tem outras preocupações com relação ao uso de software
livre. Este discurso de código de fonte aberto e as quatro liberdades
não é algo muito comum de se ver nos educadores em geral. Contudo, no
meu mestrado, eu trabalhei numa escola pública que usava software
livre e o outro espaço do bairro tinha um telecentro da prefeitura. Os
meus alunos, eles não sabiam o que era software livre, mas o
interessante é que eles se recusavam a usar uma das máquinas que tinha
Windows e este computador foi deixado de lado. Eles usavam
naturalmente o software livre, que era o sistema operacional que eles
foram incluídos digitalmente e achavam estranho o uso de Windows
deixando a máquina de lado.

Não sei se é porque sou pesquisadora na área de inclusão digital, mas
teria que analisar esta pesquisa mais de perto, ver a metodologia
usada e principalmente verificar os anexos (questionários usados) para
ver como a temática é abordada e a parte teórica. Tudo bem que agëncia
financiadora é o CNPq, mas é sempre bom ter um certo senso crítico,
pois tem pesquisas na área de tecnologia educacional que possui um
viés ideológico por trás do grupo de pesquisadores e isso não deve ser
desconsiderado.

Um abraço,
Ana Maria.

Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima