De: Gilberto Gil
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: urgente: Gilberto Gil está a favor del canon digital en
Brasil????
Data: Thu, 26 Jun 2008 18:02:52 -0300

Marcelo,

Obrigado pelo informe sobre as reações à reportagem sobre o "canon
digital" (expressão que eu não conhecia ainda que saiba do que se
trata).
Não conheço, também, em detalhes, a oposição que fazem ao gravâme dos
suportes digitais para remuneração de criadores titulares de direitos
autorais. Nem as formas mais adequadas de adota-lo. Não vejo, no
entanto, nada de absurdo em considerar que a grande produção industrial
de suportes e meios físicos de disseminação de conteúdos artísticos
compensem, com parte de seus lucros, um universo de criadores
penalizados pela desorganização comercial e econômica causada pela
inovação tecnológica.
Não quero discutir aqui o "como" fazê-lo (gravâmes, taxas, impostos,
etç,) mas manifestar a minha compreensão  do "porque" adotar o princípio
de política compensatória para o caso. No desenho e implementação de
novos modelos de negócios, novas formas de compartilhamento de custos
devem ser consideradas, discutidas e viabilizadas. Sempre através da
"politização" das questões em foco, da discussão sobre os interesses em
jogo. Minhas declarações, sempre no sentido de estimular o debate, não
passaram,neste caso, de mais um exercício de prospecção de
possibilidades abertas.
Não quero me preocupar com as traduções livres que o mundo da notícia
queira fazer do que pensamos e dizemos.
Tão pouco devo me preocupar com unanimidades. Tudo deve estar aberto a
polêmicas e todos têm, não só o direito, mas o dever de se manifestar.
Quanto ao Ministério da Cultura do Brasil e o Direito Autoral, estamos
em pleno exercício de nossas responsabilidades com a atualização do
nosso marco legal, que possa dar conta da atual complexidade da
questão,no país e no mundo.
Por favor, mantenha-se em contato para esclarecimento de mais qualquer
dúvida,

Abs

Gil

Obs.  Divulgue, se quiser, o conteúdo desta mensagem. Mais um abraço.

On 6/26/08 11:11 AM, "Marcelo D'Elia Branco" <[EMAIL PROTECTED]>