2008/6/26 Ricardo Bánffy <[EMAIL PROTECTED]>:

> Eu sou o último cara que iria chamar as telcos de coitadinhas, mas
> precisamos nos preparar para a possibilidade delas precisarem de um
> ajuste nos modelos de negócio (e nos preços) para poderem acompanhar
> esse mundo cheio de torrents e IPTV.

É interessante o quanto aceitamos que impérios sejam criados da noite para o
dia ao se aproveitarem do avanço da tecnologia, mas não aceitamos que esses
mesmos venham a perder dinheiro com o avanço continuado da tecnologia.

É como se uma cidade que foi criada em volta de uma minha de outro
precisasse ser reabastecida de outro depois que a mina exaurisse, para que a
economia da cidade não entrasse em colapso.

Tem coisa que é melhor a própria economia decidir o que sobrevive e o que
não sobrevive. Da mesma forma que a tecnologia cria mercados, ela os
destrói. Quem explora uma mina deve saber a hora de procurar outra. Empresas
abrem e fecham, mas o dinheiro geralmente circula pelos mesmos bolsos (os de
quem sabe investir).

As vezes nem é questão de procurar outro mercado, mas de reajustar os preços
e os modelos mesmo. Querer que a tecnologia não avance (porque vai
prejudicar X ou Y) é o mesmo que pedir para o fogo não queimar. Aí as
gravadoras ficam se fazendo de coitadinhas e querendo o dinheiro alheio para
manter seu prórpio monopólio - depois de já terem sido saudáveis, por que
estão sendo "ameaçadas pelo avanço tecnológico".

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]