A questão, Everton, é que o debate requer conhecimentos jurídicos especializados, balizados, específicos, etc. E mais - a aplicação prática desses conhecimentos na forma de pareceres, emendas, substitutivos.


E entre esses poucos especialistas, alguns estão cooptados para "o lado de lá", outros desinteressados, desmotivados, impossibilitados, etc.

Como o CGI.br não possui nenhum advogado/jurista em seus quadros principais (mas possui dois como suplentes), nada tem feito, e também fico sem saber o porquê. Ano passado participei de dois debates, um na Câmara e outro no Senado, mas que foram "perdidos" pela falta de representantes qualificados para discutir tecnicamente. Cada participante deu sua opinião, e praticamente ficou por isso mesmo.

E a tal CPI da Pedofilia ao meu ver está trazendo mais prejuízos que benefícios, avalizando e justificando a sanha de controle dos interessados no projeto de cibercrimes. Agora toda "otoridade" quer brincar de controlar o Orkut, colocando em risco a liberdade de expressão, inclusive.

A esse respeito tivemos notícia que a comunidade "descriminalizem a pirataria" foi excluída do Orkut. Estou tentando contato com o dono para saber se foi ele quem apagou (o Tulio é tbém suplente no CGI) ou se houve uma atitude unilateral, ditatorial que culminou nessa exclusão - claro, movida pelos "poderes" que o combate aos pedófilos propiciou. Caso se confirme é um péssimo e vergonhoso precedente.

Ganha-se de um lado (prisão de pedófilos), perde-se de outro (ameaça as liberdades individuais).

Abraços,
Omar

PS: falei com a Ada hoje por telefone, e estamos vendo o que é possível fazer nesse pouco tempo restante. Infelizmente não estou em Curitiba, e sofrendo com conexão discada.



Everton Rodrigues wrote:
(...) O Comitê Gestor da Internet, do qual faço parte como suplente, tem pouco a dizer publicamente sobre essa barbaridade que está preste a acontecer. Infelizmente eu não faço a menor idéia dos motivos pelos quais o cgibr não opina sobre essas questões. (...)

Bom, o fato é que o tema está fechado a sete chaves. A sociedde não está se aproriando dos temas relacionados ao projeto. E aqueles que entendem melhor não conseguem ou não tem interesse em publicar suas opiniões. Enquanto isso o projeto anda a 100km/k.

Ainda durante a eleição surgiu propostas através de alguns candidatos ao Cgibr, que um congresso da internet no Brasil seria fundamental. Mas isso, também não parece ser de interesse da maioria daqueles que debatem esses temas.

O que posso dizer é: LAMENTO QUE NÓS ESTEJAMOS COM TANTA FALTA DE MOBILIZAÇÀO.

Penso que, ainda podemos ter ações mais concretas, além de ficar fazendo loobies no congresso.

Vamos colocar esse tema nas conferências de comunicação e chamar um congresso da internet no Brasil URGENTE. Debater é fundamental e nunca é demais.


Everton

2008/6/30 Ada Lemos <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>>:

    Gente,

    A coisa ainda é pior, Veja em:

    
http://www.adadigital.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=18&Itemid=151
    
<http://www.adadigital.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=18&Itemid=151>

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a