*Prefeituras brasileiras vão disponibilizar soluções no Portal do Software Público*

A Prefeitura Municipal de Itajaí, em Santa Catarina, e a de Bagé, no Rio Grande do Sul, vão disponibilizar soluções desenvolvidas para municípios no Portal do Software Público Brasileiro.


A parceria com a prefeitura de Itajaí surgiu durante a sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre, na cidade de Porto Alegre, quando a prefeitura assinou com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP e com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação -SLTI, uma Carta de Intenções para disponibilizar soluções desenvolvidas pelo município de Itajaí no Portal do Software Público.

A primeira solução de Itajaí será o i-EDUCAR que trata de um sistema de gestão escolar, em plataforma web. O i-EDUCAR faz parte do acervo de soluções desenvolvidas pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa - CTIMA.

A solução disponibilizada pela prefeitura de Bagé será o Sistema de Controle de Marcas e Sinais para criação de animais. A solução facilita o controle e o acompanhamento das marcas para cada criador e evita duplicação da marcação de animais de criação no município.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento vai criar ações de incentivo, em conjunto com o Projeto Via Digital, para o uso das soluções disponibilizadas no Portal para os municípios brasileiros. A intenção será oferecer um conjunto de sistemas que tenham aderência com a necessidade dos municípios.

A parceria com as prefeituras tem o objetivo de estruturar um conjunto de ações para envolver no futuro outros municípios, buscando auxiliar na criação de um modelo de disponibilização de software para as prefeituras brasileiras. As soluções serão liberadas sob a Licença Pública Geral - LPG, seguindo as prerrogativas legais do país.

Para organizar a interlocução com as prefeituras será criada uma área dentro do Portal do Software Público Brasileiro para aumentar a interação entre os municípios e estimular o uso das soluções já disponibilizadas no Portal.

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro

*Leia Também:*
Pesquisador da Inglaterra conhece experiência do Software Público
http://www.softwarepublico.gov.br/web/one-entry?entry%5fid=5234503

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a