Uma auto crítica do que fizemos do Paraná, no aspecto de mídia, é se preocupar demais com os avanços nas estações de trabalho.

Avançamos melhor e mais rápido em infraestruturas, pela origem escovador de byte do movimento software livre. Também nas opções de linguagens livres de programação. Isto tem um grande impacto estratégicos, tecnológico e financeiros, e sem impacto de para o usuário, uma vez que tudo converge para navegadores, (incluindo o Explorer da MS). É uma maneira de dizer que software livre funciona bem. Ainda de fazer a crítica que os produtos gerados por linguagens proprietárias nem sempre são universais em relação aos navegadores, criando um sistema de venda casada - um sistema, milhares de navegadores (ver processo da MS na Europa).

Apesar dos avanços significativos, ainda temos problemas com interface e os drives para usuários finas. Não devemos abandonar este esta área, pelo contrário, mas precisamos gerar mais informações sobre onde somos mais fortes. Mas temos que entender que esta migração é sempre mais lenta pois não basta esforço técnico, precisa de convencimento, muita conversa, pois estamos lidando com as pessoas e suas subjetividades. Já o servidor, você muda o sistema operacional, muda os  softwares, redesenha os sistemas e pronto, tá migrado.





Em 18/07/2008 às 02:07 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
Marcello,

Concordo contigo. Temos que voltar a enfatizar também as migrações.

Em cada conversa que temos no cisl fica mais claro que vários órgãos continuam fazendo silenciosamente o seu trabalho, principalmente na sua infraestrutura de rede.

Por outro lado nas estações de trabalho os avanços ainda não pequenos. Ficou claro na última reunião, que tratou apenas de broffice, as dificuldades comuns em todos os setores do governo federal.

Também é importante destacar que a mídia não está mais dando destaque para o assunto, com certeza isto deve ter algum bom motivo ($?). Precisamos voltar a divulgar os bons exemplos dentro do Governo.

Deivi




_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a