Rapaz, eu se fosse você tomava cuidado com o tom com que coloca as
coisas, porque querendo ou não essa agressividade sua não vai te levar
muito longe. Talvez o maior problema esteja na forma como você está
colocando as coisas, e não no que pretende fazer.

Mas vamos seguir ponto-a-ponto:

2008/7/18 Marcello Bontempo Salgueiro <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
> O calendario sincronizado..., sentar a bunda e fazer as coisas dele sem
> problemas... e hoje o Software ja estao bem sustentaveis e ate
> melhores... a versao 3.0 do openoffice voce ja edita PDF entao o
> problema nao é mirar naquela solucao... porque eu entendo de
> custumizacao debian like, o SERPRO entende de RedHat like... e assim
> vai... saca... cada um entende de uma coisa... mas o grande lance é que
> nao estamos aproveitando por estarmos no governo, e de estarmos hoje com
> o software mais estavel e principal voltado para leigos!

Cara, seu português está meio sofrível então isso realmente está me
dificultando a entender você. Você está dizendo que "não estamos
aproveitando por estarmos no Governo", o que colocaria o Governo como
uma barreira? Ou você está dizendo que por estarmos no Governo,
estamos aproveitando mal a oportunidade? Eu fico com a segunda opção,
só que o que você escreveu foi o primeiro.

Quanto à questão de "eu sei Debian, Serpro sabe Red hat", eu sei
FreeBSD, etc etc etc etc, isso leva ao maior problema que cria um
limitador para o sucesso do SL: padronização! Não há uma diretriz de
padronização do desktop, apenas dos documentos, dos formatos de
arquivos, etc, mas não há uma diretriz sobre o desktop.

Lenbra da conversa do "o que usuário quer"? Pois é, uma das coisas que
ele não quer é a cada máquina que ele usa ter que aprender tudo do
zero, porque uma está com Debian, outra está com Red Hat, outra está
com Debian também, mas no lugar de Gnome, está com KDE, e na outra
então, colocaram FVWM, e por aí vai! O que usuário precisa é de
padronização do desktop, além da padronização de formato de
documentos, ou de webservices XML, ou um monte de coisa que para ele
nem é tão importante assim. Editanto PDF ou não tanto faz para ele,
desde que ele chegue na máquina do Fulano para mostrar o arquivo X, e
lá o desktop é, ao menos, similar ao dele. Então, se quer colocar a
culpa no usuário, veja o lado do usuário: ele não quer aprender tudo
de novo do zero, e tem muita gente que é mecânica. Aliás, eu diria que
75% da humanidade não é racional de verdade, e não consegue fazer nada
que não seja o que ela foi condicionada a fazer, treinamento tipo
cachorrinho mesmo. Então, tem que pensar em manter a mecanicidade do
sistema, porque pensar que você pode ir e colocar KDE 4 para um
usuário de Windows é o mesmo que achar que socar Mac OSX ia dar certo:
o resultado ia ser praticamente o mesmo, a pessoa iria rejeitar aquela
solução.

>  E voce chegar hoje para apresentar para alguem e vem alguem... ve que
> nao há buracos para migrar, somente medo do novo! E pergunta quem da
> suporte a isso!? A pessoa ja sabe que da para migrar a infra e alguma
> parte dela migrada e fala isso... alem que em boa parte do governo voce
> tem maquinas sem licenca!!!!!!!! e ae que buraco é esse!?

Esse é o buraco no qual você aproveita para fazer uma denúncia
anônima, e aí a pessoa vê que demoraria não sei quantos meses para
licitar, e por isso ela acaba migrando pelo menos as máquinas não
licenciadas, o que acaba fazendo o usuário se acostumar com o desktop
que for colocado, e faz com que depois usar Windows ou SL torne-se
redundante, criando um caminho para o SL entrar e ficar.

> O medo das pessoas é sair do novo!

Não é medo, é comodismo ao condicionamento mecanicista do cérebro das
mesmas. Quer um exemplo? Tente mudar a posição do motorista nos
carros, de uma hora para outra, todo mundo dirige do lado direito.
Quem dirige a anos não vai conseguir nem a vaca tussa!

>  Assim foi quando chegou a primeira vez o computador na mesa de um
> servidor publico... que usava maquina de escrever e falou: "eu vo mudar
> da maquina de escrever para esse negocio chamado computador... eu nao!
> Vo continuar na minha maquina que mais rapido"
> Entende o problema hoje onde esta?! Nao é em como migrar... como
> fazer... e sim em querer fazer!!!!

Querer fazer todo mundo quer, mas impor não dá certo. Exemplos: lei do
cigarro, os que já fumavam reclamam até hoje, lei do álcool zero,
ninguém consegue respeitar, EXCETO quem já não fumava, e quem já não
bebia! A máquina de escrever só foi finalmente sair de verdade há
poucos anos! Isso porque uma nova geração de pessoas é quem domina a
questão hoje. Do mesmo jeito, essas leis de tabagismo e de álcool só
vão ser completamente aceitas daqui há uns anos, quando já houver
outra geração no domínio da questão.

> Meu caro o cara sabe o que é SL sabe da GT de Migracao numa reuniao que
> tivemos no comeco do ano... falamos que esta fazendo falta do pessoal da
> PR no GT! O cara so falo assim... vamos ver! E isso tipo tem mais de 4
> meses!!!!!!!!!!! Tem de vir orgaos que realmente estao migrados ou
> querem tamem migrar e falar com o novo Diretor!! E nao so aqui temos de
> comecar a fazer isso juntando forcas... porque o que faz o formigueiro a
> uniao das formigas... hehehe =)

A maioria das pessoas nessa questão só reagem quando a coisa vem de
cima. Então, se ele está literalmente c.. e andando para isso, talvez
seja hora de começar por cima e fazer a ordem ir descendo até ele.

>  Estamos ficando desunidos isso que eu to querendo falar tambem...
> perdemos um pouco de forca como disse o Davi temos de fazer barulho!

Desunidos? Tem certeza disso? O que o Deivi (é com ei o nome dele)
disse é justamente que através do CISL isso ficou detectado, que
chegou a hora do desktop para vários órgãos. Mas fica difícil se vocês
aí na PR não conseguem convencer o cara a participar do CISL. Será que
não é a abordagem a ele que está errada?

>   Realmente Pablo voce esta entendendo errado... eu nao enrei na lista
> so para questionar... entrei para debater... e ultimamente so estou
> vendo falar, falar, na lista, temos de acabar com a falacao e fazer!!!

Cada um tem feito a sua maneira, então o que vejo como problema aqui é
que está faltando intercâmbio de conhecimento, e acho que é isso que
você está realmente tentando falar, só que o que você quer falar acaba
ficando "oculto" pela abordagem que você coloca!

> Nao estou criticando nenhum trabalho feito aqui!? Algum momento eu
> critiquei algum trabalho aqui?!

Criticou a postura de Serpro e MEC, por exemplo. Ou seja, criticou
sim, mas novamente, provável que seja a forma como você está abordando
que está errada. O Luis quando falou em sua defesa conseguiu ser muito
mais eloquente e prender a atenção de uma forma muito mais sutil e
positiva que a sua.

> O que eu critiquei foi o seguinte:
> NAO ESTAMOS MAIS FALANDO E FAZENDO MIGRACOES POR CONTA DE IGNORANCIA DE
> TERCEIROS PONTO!

Aí, vc aparece gritando. :-/ Ajuda muito.

Cara, eu realmente estou vendo que o principal problema aqui está
sendo a sua abordagem à nova Diretoria, que colocou de lado um projeto
no qual vc trabalhou um monte, e realmente isso é de emputecer
qualquer um, mas controla os modos que você com certeza vai ter mais
resultados!

> E chega pablo de falar que tem que migrar a infra voce so fala isso!

Me conhece a quanto tempo? Só falo isso? Olha tudo que eu falei, que
os sistemas tem que estar compatibilizados ANTES de pensar em migrar o
desktop. Como anda a área de Sistemas da PR? Posso perguntar à Laís
Garcia se quiser, mas acho que você tem que analisar isso ANTES de
pensar em migrar o desktop. Como te disse, do que vai adiantar vc
migrar o desktop e depois ter que adquirir não sei quantas licenças de
terminal server (além de um hardware forte dedicado só para isso) por
conta de um sistema qualquer que não possa ser deixado de lado?

A Infra mesmo (servidores, firewall, mail, etc) essa é a parte menos
problemática de migrar-se, porque é transparente ao seu usuário, mas
veja seus sistemas antes. Eles já funcionam 100% com SL?

> Ja sabemos!!! que nenhuma migracao vem do nada tem um estudo antes!!! ;)
> Entao para de jogar a culpa no como fazer e vamos fazer!!!

? Quem está jogando culpa aqui?

> Temos que unir forcas sacas se nao nao vai!! Estamos com nosso inimigos
> perto, do jeito que precisamos... so falta o tiro certeiro! ;)

Fanatismos não vão resolver a questão. Chamar de inimigo o que deve
ser considerado parceiro é no mínimo fator complicador.

> abraco a todoss...
> espero que pensem um pouco a mais...

Porque antes a gente não pensava! Puxa, meu cérebro finalmente vai
ganhar utilidade!

> vamos tentar fazer algo!!! Pensar em algo!

Ok, então finalmente vamos PENSAR no lugar de GRITAR e ESPERNEAR e
APONTAR DEDOS?

O que você pensa como frente de trabalho a seguir? Acredito que essa
discussão seria mais frutífera se tivesse ocorrido antes do CISL,
porque assim tudo que ficasse mapeado poderia ser levado lá como
caminho a seguir, ou melhorado e finalizado pelo menos.

Então, Marcello, o que você propõe?

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
[EMAIL PROTECTED]