2008/7/18 Marcello Bontempo Salgueiro <[EMAIL PROTECTED]>:

> Sim dae porque nao uma colaboração entre orgao!? =D
> e vamos fazer BARULHO!

Cara, eu realmente compreendo sua posição, mas há alguns (varios) empecilhos
aí, que são consequencia da forma como TI é encarada hoje pelo Governo.

Primeiro, com exceção dos cargos maiores, TI é hoje terceirizada

Segundo, as terceirizações se dão pelos seguintes pontos:
1 - Projeto - ou seja, não adianta querer forçar a empresa que foi
contratada para desenvolver X te entregar X+Y. Ninguém faz iso
2 - Serviço - Redes só tem a obrigação de fazer a rede funcionar, e não de
criar coisa do ar, e Sistemas, se for como serviço (meu caso), fica sempre
sobrecarregado, pois QUALQUER coisinha cai na nossa mão. Já tive que ouvir
até sobre bkp que não era nossa responsabilidade (a equipe de hoje atende
isso, mas há uns 2 anos atrás... nem te conto), tanto que é por isso que
independente das políticas de bkp da equipe de redes, a equipe de sistemas
tem um bkp do bkp (ou seja, cópia dos dados de produçao para máquinas de
desenvolvimento de acesso restrito - e acredite, isso já nos salvou mais de
4 vezes....)

Ou seja, se vc tem a TI terceirizada, a equipe limitada a projetos ou
sobrecarregada por todos os serviços da casa... isso é um limitador enorme
para o que você propõe. Acredite, eu adoraria ter alguns projetos de Governo
que fossem impostos a todos por uma questão de uniformidade

1 - Perímetro de rede: Uma distro OpenBSD fica com pf, authpf, pfsync, snort
e mais algumas coisitas (pfsense como distro oficial para isso seria legal!)
2 - Servidores: FreeBSD homologado. Sim, me desculpem os linuxers, mas
FreeBSD passa o rodo para server
3 - Desktops: uma distro Linux com uma interface padronizada.. Sem querer
ser chato, mas criei esta no começo do ano, e acho que "convence" a
maioria... o screenshot é do meu desktop FreeBSD. Feio copiar? Pode ser, mas
se eu colocar qq usuário windowzer no meu note freebsd, ele usa de boa, e
isso inclui pen-drives e outras coisas. Só que Free tem um suporte menor
para aplicativos user, ou seja, webcam, por exemplo, não funfa... bem, pelo
menos... não integrada.... :-/ Veja aí:
http://www.kde-look.org/content/show.php/BSD+Vista?content=76255

Bom cara, o resto, é resto, mas, sinceramente, mesmo? Acho que o usuário não
deve perceber que não está em outro ambiente... Então, o Mad Dog pode até
ter falado besteira para você, só que com 15 anos de experiência de
atendimento ao usuário, posso te dizer que já configurei até desktop em
chinês na minha época de BRNet (era webmaster, mas era o único que sabia
inglês, e o cliente era de empresa estrangeira, ganhei um chaveiro que usei
um tempo, e acho que o nome era Huawei), pelo simples fato de existir um
padrão..

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
[EMAIL PROTECTED]