> Hehehe. Lembrei de quando era adolescente e a minha mãe vivia organizando o
> meu quarto, tirando tudo de lugar. Ficava tudo limpo e organizado, mas longe
> de funcional.
>
> Uma vez eu perdi a paciência. Fui lá no quarto dela e "organizei" o quarto
> dela também. Ela ficou muito furiosa comigo. Quando descobriu que eu havia
> apenas retribuído um favor, nunca mais organizou nada meu.
>
> Chegar no computador de alguém tirando coisas do lugar contra a vontade do
> usuário é o mesmo que entrar na casa dele e "reorganizar" tudo. Você vira as
> [...]

Clap, clap, clap, clap!
Uma salva de palmas Glauber!! =D
Realmente, assino no que você acabou de falar...!
E pessoalmente adorei o exemplo! =DDDDD
Sim, sim não devemos chegar eliminando a bagunça... e acho que em nenhum
momento, citei em chegarmos tratorando!
E sim pequei na forma de falar!
Agora se não tiver uma opressão "implicita" um pouco maior vocês acham
que as pessoas chegarão e buscarão a "limpeza" sem ao menos mostramos ou
converçarmos com ela?! Eu creio que nao?! O TK da Casa Tainã, disse uma
coisa certa quando estavamos discutindo sobre inclusão digital no fisl9:
"o que influência é de como as coisas chegam!".
        Usando o seu exemplo glaubber... como você viu sua mãe limpando o seu
quarto, e você percebeu através dela como era bonito a ação. Ela o
"induzio" a ver o quanto era importante a fazer esse serviço no seu
quarto. Isso mostra o que está ocorrendo hoje. Está faltando mães para
mostrar como limpar o quarto! =)
        Devemos pegar e mostrar o quanto belo é limpar o quarto! Mas sempre
haverá filhos que não querem entender por ignorância e dai pergunto como
mudar algo que não quer ser mudadado?!

        Infelizmente forçando-o de forma "implicita" a gostar..., pois com o
tempo ele irá apreciar(enxergar) o quanto legal é limpar o quarto!

        Vou falar de uma experiência que passei na PR na migração, na época
estágiario. Estavamos com o projeto piloto de migração Desktops na
DIRTI(Diretoria da Tec) principalmente na COATE(Coord de Atendiemento
Tec), e estavamos migramos as máquinas dos técnicos, com uma distro
fechada para PR, e como eles usam o Lotus Notes 6 e tem a licença para
usá-lo, tivemos de emular o Lotus Notes. Com isso colocamos o .wine com
todas as conf e Lotus Notes instalado dentro do /etc/skel e tivemos o
seguinte problema... após a primeira máquina instalada, o Tec usuário
dessa máquina começou a usa-lá, viu que o lotus notes não encontrava a
impressora!! =( Então o Tec, REVOLTADISSIMOS..., começou a gritar
comigo, e a falar que ia me tratar como um usuário tratava ele... eu
aceitei as berrações, e não sabendo como resolver pois nas outras
máquinas de teste estava ok..., ele continuava a gritar, e eu disse a
ele: "senta cara vamos ver isso junto, deixa eu te mostrar aqui como
funciona", ele simplismente ignorava falando: "que nao queria nem saber
de nada! que queria a máquina dele funcionando!". Resolvi o problema com
winecfg. Ficou que nem skol a máquina!(redonda. hehehe) =D
        Antes desse acontecimento, todos já ignoravam o uso do linux, ai depois
dessa arruassa que comecaram a ignorar ainda mais o uso do linux, até
que uns dias depois passou um amigo dos técnicos que trabalhava na
COATE, e falou: "Vocês estão usando linux! Cara muito legal o sistema,
eu comecei a usar no meu trabalho, não queria no começo, mas tive de
aprender e realmente como dizem é bem bacana!"
então o pessoal falou: "Você pirou!? Bebeu?! Está maluco?!" e como ele
era de confiança deles, ele junto do pessoal começou a mostrar algumas
vantagens que tinha o linux, do que ele já tinha conhecido... e
conquistou alguns do seus amigos e depois desse episódio vinheram 2
Tec`s perguntando como fazer isso, aquilo... e principalmente
pesquizando soluções e jogos! hehehehe

        E hoje ao meu ver o que falta, é chegar uma pessoa vir na outra e
mostrar como realmente é! Vocês não acham que está faltando isso?!
Por isso citei a historia da máquina de escrever e a chegada do
Computador... para mim vocês conheciam...!
        Por isso, você que é de confiança da pessoa chega e fala que é legal a
pessoa comeca a se interessar!!!! =DDDDDDDDDDDD

O barulho já consegui.... agora vou de uma forma mais calma plantar isso
em vocês!! E tentar quem sabe ressuscitar a migrassão de Desktops! ;)

Abração,

Marcello(Como quizerem: harry, crauxin, visconde, etc... fica a gosto de
voces! hehehhe).