Omar Kaminski escreveu:
Marcelo,
Segundo determinada interpretação do projeto Azeredo, os usuários podem ser presos porque trocam músicas na Internet? Na prática vai faltar cadeia, como se já não faltasse - sem falar que para que haja flagrante será necessário abertura de inquérito, queixa-crime, pedido de quebra de sigilo, fundadas razões, etc. Simplesmente é inviável, caro e porque não dizer, antipático sair processando qualquer um por qualquer besteira.

Ao mesmo tempo, quem toma uma cerveja e sai dirigindo também corre o risco de ser preso.

Ao mesmo tempo, ao se falar em defesa da privacidade como justificativa, há cada vez mais câmeras em todos os lugares, e ano que vem os carros receberão etiquetas RFID. E alguém está fazendo algo contra isso, que é mais real e já está acontecendo? Ou basta dizer que é OT, varrer para baixo do tapete e ficar chutando a canela do outro?

Cada um vê o pacote Azeredo sob a sua óptica própria. Onde alugns vêem graves riscos para a cidadania, como no 285-B, outros podem ver oportunidades de ganhar dinheiro (até eu, um crítico contumaz, como cito em http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/prioridades.html#A, mas no meu caso eu cito a oportunidade para fins didáticos e dentro da ordem de minhas prioridades).

Nesse contexto, quem se manifestar minimizando os efeitos colaterais desse pacote, insinuando que os piores se restrigem a possivel criminalização de P2P, nesta lista corre o risco de ter mesmo a canela chutada. Sugiro que não leve isso a mal; pense no risco das bolas divididas num jogo de futebol.

Omar