Omar Kaminski escreveu:
"Pedro A.D.Rezende" <[EMAIL PROTECTED]>
Nesse contexto, quem se manifestar minimizando os efeitos colaterais
desse pacote, insinuando que os piores se restrigem a possivel
criminalização de P2P, nesta lista corre o risco de ter mesmo a canela
chutada. Sugiro que não leve isso a mal; pense no risco das bolas
divididas num jogo de futebol.

Não, não levo. Vindo de sua parte, pela insistência no maniqueísmo raso (se não estão comigo estão contra mim), já estou acostumado. Só não entendo porque dois jogadores do mesmo time têm que dividir bolas, vai ver é um futebol diferente, onde nem o campo muda de lado ao final do primeiro tempo. Malabarismos retóricos, vaidades acadêmicas e "visões umbilicais" nem sempre ajudam a ganhar o jogo, seja de qual lado for. Às vezes apenas se traduzem em visão panfletária e auto-promoção.

[]s

Em bola dividida, nem toda canela chutada ou cabeça trombada o será por um jogador da equipe adversária. E quando não é, via de regra é não intencional, e os que trombam não se levam a mal. Mas quem no jogo leva trombada tem, claro, o direito de julgar. Quem sempre julga que, nesses casos, a intenção do outro é má, acaba por limitar sua contribuição à equipe, independente de sua intenção de por ela bem jogar.

Onde voce sempre julga haver maniqueísmo raso, visão panfletária e auto-promoção, que lhe tromba pode julgar que há um princípio moral não negociável. Afinal a liberdade, tema desta lista, é um princípio moral que tem, por princípio ou definição, negociabilidade limitada.

Se está difícil de entender, mudo minha sugestão. É o mesmo futebol. Em vez de chuta-canela, pense então em bate-cabeça. Pense que ganhar o jogo não é tudo. Nem talvez o mais importante. Jogar com honradez, na vida talvez seja o que mais importa.