do meio do texto que estou escrevendo, retiro esta parte como minha
opinião pessoal, sobre a importância que o Gil tem neste momento para o
nosso país nesta área que atuamos.
uns podem não concordar com o que escrevi, o que é normal, talvez muitos
até. Mas eu acho que nunca fomos tão longe em perseguirmos os limites
dos potenciais criativos da Internet em projetos práticos como os pontos
de cultura e que contavam com um pequeno orçamento. Mas ganhamos mais,
pela amplitude que a voz do artista, intelectual e Ministro tinha
pronunciando nossas causas. É  o  "sinto", o resto é detalhes ...

Ministério da Cultura e o Ministro Hacker

O MINC, liderado pelo Ministro e artista Gilberto Gil, tem desenvolvido
programas e ações públicas de estímulo e experimentação das formas
criativas proporcionadas a partir das novas possibilidades criadas pela
revolução digital. Esta relação do governo, fortemente enraizada nas
bases da sociedade civil de internautas brasileiros, tem sido o norte
dos programas de inclusão digital do MINC. Os Pontos de Culturado
programa Cultura Viva, são um bom exemplo de como se estabelece uma
relação de apropriação das tecnologias e do controle do processo num
programa, inicialmente governamental, mas que vem estimulando e
transferindo a cada dia que passa uma maior autonomia para os gestores
sociais que transformaram o programa em um projeto da sociedade.

Além de estimular as novas práticas criativas, o programa questiona e
abre um debate nacional e internacional sobre o atual ordenamento
jurídico da gestão autoral, copyright e da chamada propriedade
intelectual. Questiona e afirma, na prática, que o atual ordenamento
jurídico está ultrapassado. Defende que temos que construir, com muito
debate, um novo marco legal – moderno e democrático – que incorpore
estas novas práticas. Acredita que esta é uma grande oportunidade para o
Brasil, na perspectiva de que este novo ordenamento jurídico atue a
favor do motor do processo criativo e da inovação tecnológicae não como
um freio, um bloqueio ou como algo criminoso.

Este exitoso programa e o apoio social que ele vem ganhando junto à
sociedade, sofreriam um grande abalo porque algumas práticas estimuladas
estariam sendo contidas, reprimidas ou colocadas na ilegalidade penal
pelo Projeto Azeredo.

Gilberto Gil, como artista, ministro e intelectual, tem contribuído no
time dos grandes pensadores mundiais sobre este tema e colocado nosso
País em destaque neste debate, como uma referência positiva e moderna. A
aprovação do Projeto Azeredo, em pleno mandato do Presidente Lula e do
ministro Gilberto Gil, trariam também um grande desgaste político
internacional para estas propostas defendidas pelo MINC e pelo próprio
ministro Gil.

Os milhares de agentes sociais dos pontos de cultura estão profundamente
contra a aprovação do Projeto Azeredo e são lideranças importantes da
resistência que se manifesta através da rede.

Em Qua, 2008-07-30 às 16:25 -0300, Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:

> Ah, fala sério... O ministro q usa MS Windows como um típico ministro
> do governo (atual e anterior) e  "abre o Word" para escrever suas
> letras não está com essa bola toda em termos de invadir isso ou
> aquilo... ;-)
>

> "Estava defronte do computador, disse: 'Ah, deixa eu ir no Word para
> registrar esse momento de reflexão sobre a morte que estou tendo
> aqui'. " (Gilberto Gil em entrevista a Carta Capital
> em http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=10&i=1093)
>

> BTW, não acho q exista qqr impacto sobre o valor do trabalho dele por
> [...]

Marcelo D'Elia Branco
Http://marcelo.softwarelivre.org
"Liberas que terás também"

MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET
BRASILEIRA
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html
assinar aqui
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition-sign.html