> Eu sei que deve haver um motivo. Mas ele ainda não foi compartilhado com
> todos aqui da lista. O máximo que conseguimos, como você vê, é o dado de que
> "ele é o que é".

Você já procurou alguém no Ministério da Cultura
pra expressar sua opinião ou tirar dúvidas?

Um ministro de 60 anos que defende software livre
ainda é um ministro de 60 anos. O Gil tentou abrir
ainda mais as portas para assuntos como software
livre e copyleft e criou um programa (pontos de cultura)
pra que as comunidades tivessem um chão onde
cultivar o software livre para além do mercado de tecnologia.

Pra isso, contratou muitas pessoas da comunidade de SL,
dos blogs e outras frentes da dita "cultura de rede", mas
não conseguiu ir muito além não porque suas intenções
eram duvidosas, mas porque o jogo político dentro e fora
de um ministério é complexo. Por exemplo, a secretaria
responsável pelos pontos de cultura, que não foi capaz de
flexibilizar a burocracia para o repasse, por exemplo, causando
uma cadeia de morosidade na implementação de experiências
de cultura livre nos pontos. Da mesma forma, há um lobby
indecente do mainstream contra as reformas da Lei de
Direito Autoral, assim como contra experimentos de
comunicação pública que sigam um modelo mais aberto.
Internamente foram feitos muito progressos, talvez mais
significativos do que as migrações "goela abaixo" promovidas
por outros órgãos do governo federal. A equipe de web do
MinC participa ativamente de muitas comunidades e
gera código, como deve ser.

Uma coisa é perguntar, outra coisa é zombar.
Uma coisa é criticar uma gestão por oportunismo,
outra coisa é colocar-se no lugar, entender a realidade
de um problema e propor ajuda.

Por essas e outras, não acredito que tenhamos maturidade
como comunidade para rechaçar coisas como o PL de cibercrimes,
ou para promover uma mudança real na Lei de Comunicação.

aloha
dpadua