2008/9/4 Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]>

> (...)
> Neutralidade absoluta não existe.  Quem defende a neutralidade está se
> posicionando de forma favorável a uma idéia e contrária a outras,
> portanto não está sendo neutro.

Realmente, nada existe de forma absoluta. A neutralidade a qual me referi (e
que seria boa, IMHO) é a neutralidade de partido político, etc, etc. Tipo,
"SL é coisa do PT", "isso é idéia do PT, da esquerda (ou da direita, ou da
casa do chapéu), quando eu estiver lá eu vou tirar". É disso que eu me
referia.

> Praticamente tudo que se faz, se faz com algum objetivo, promovendo
> alguma agenda.  Se é agenda política, social, comercial, etc, não
> importa para avaliar se é neutra.  Tudo que se faz é favorável a algo
> e contrário a outra coisa, mesmo quando se faz uso de uma tecnologia
> que poderia, noutro contexto, ser usada para avançar ou conter uma
> agenda diferente.

Sim, claro. Quando falei em "neutralidade" eu me referia a decisões
"neutras". Tipo, cujos efeitos esperados são cauculados a partir da causa do
problema (para resolver o problema), e não para beneficiar X Y ou Z (seja
por dinheiro, boa fama, ou sei lá o que).

> [...]
> vantagens de uma ausência de neutralidade noutro aspecto.
>
> É o que faz o artigo citado, usando essa falácia pra criticar o avanço
> das políticas sociais embasadas no Software Livre para tentar
> recuperar terreno para o império ultrapassado dos monopolistas do
> software.
>

> Estabelecido um monopólio (coisa que qualquer Software não-Livre faz),
> acabou-se qualquer esperança de neutralidade: dali pra frente, seu
> fornecedor estará em posição favorável em relação aos demais.  Daí o
> clamor por neutralidade dos monopolistas ante o avanço da liberdade.

Eu mesmo não entendi as últimas linhas desse artigo. Seja lá o que ele quis
dizer, está incompleto.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA