No caso do asteróide, adianta sim. Não precisa explodir "estilo
Armageddon" a pedra (ou o cubo de gelo). Basta dar uma porrada e mudar
a trajetória com a devida antecedência (aí você precisa de um foguete
que possa fazer o trabalho não só de ir até o asteróide, mas de pousar
em sua superfície e dar um gentil empurrãozinho com 20 anos de
antecedência). Não precisa destruí-lo - basta fazer ele errar o alvo.
Armas nucleares são muito pouco eficazes se explodidas na superfície
(e no vácuo), mas podem ser usadas para fragmentar e distribuir a
energia em mais impactos. Muitos impactos pequenos podem ser menos
destrutivos do que um único muito grande.

Uma montanha vindo em direção à Terra é uma situação gerenciável,
desde que você tenha as ferramentas certas e perceba o problema com a
antecedência adequada.

E, claro, eles também precisariam de bons telescópios. E de serem bons
com matemática.

Mas isso é esticar a idéia muito além do que deveria. O fato é que se
baníssemos a fabricação de armas nucleares correríamos o risco de
precisar de uma e não saber mais como fazê-la (nem de ter as fábricas
para fazer os materiais). Fora isso, as mesmas fábricas que enriquecem
os materiais físseis para bombas também servem para fazer combustível
para usinas geradoras de eletricidade (há um limite para quantos rios
podemos represar) e, para nossa discussão sobre como salvar o mundo,
NTRs (NERVA e ROVER foram dois projetos de NTR muito interessantes).

A idéia de destruição mútua assegurada (que atende pela sigla MAD, não
por acaso) funcionou muito bem e evitou uma troca de armas nucleares
durante a segunda metade do século XX. Eu duvido que ela tenha deixado
de valer hoje em dia e tenho certeza que, caso os dinossauros tivessem
desenvolvido as armas e seus vetores, teriam descoberto a mesma idéia.