Ontem eu estava trabalhando em Sampa, foi o lançamento da Campus Party
2009, e fiquei sabendo da reunião por um telefonema do gabinete do
Presidente: um convite para uma reunião de trabalho sobre políticas para
telecentros e inclusão digital.
Foi difícil, pra mim,  conseguir passagem, desmarcar as reuniões de hoje
etc.
Mas para uma reunião com o Presidente...minhas prioridades na sexta
mudaram.
Acordei às 4:30 e vim pra Brasília.

A discussão foi Telecentros...o tema não era software livre. Durou
aproximadamente duas horas.
Todos falaram favoravelmente em manter o software livre nas políticas de
inclusão digital. Não houve divergências quanto a este tema.

Nas minhas duas falas, eu aproveitei para falar a respeito da Lei
Cibercrimes e o impacto negativo, caso seja aprovada, para os programas
de Inclusão Digital...em desrespeito os direitos civis...na relação com
a convenção de Budapeste...etc. Falei da necessidade de termos um código
civil para a Internet...

O Edgar (coordenador da Casa Brasil) também falou contra a lei
Cibercrimes...

O presidente, vestido com um casaco indígena Boliviano presenteado por
Evo Morales,  falou que realmente existe cada vez mais pressão para que
a Internet seja controlada...falou preocupado que o Projeto já passou no
Senado e que pode passar na Câmara. Ele estava informado sobre o
assunto.
Falou que necessitamos ter alternativas que respondam a questão dos
crimes na Internet e contou um caso horrível de pedofilia que ele viu na
Internet....

No final, entreguei para ele  meu texto ("A Internet não é um caso de
Polícia") e o parecer da FGV sobre a lei....

super-resumo é este...

...acho que foi hackeamos  legal. Fizemos, pelo menos, o Lula comentar o
assunto e ficar sabendo que existe resistências em relação ao projeto
Cibercrimes.

Marcelo

--

Marcelo D'Elia Branco
Http://marcelo.softwarelivre.org

MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET
BRASILEIRA
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html
assinar aqui
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition-sign.html