Opa Ricardo,

2008/10/6 Ricardo Bánffy <[EMAIL PROTECTED]>

> tem
>
> Também não. Eu gosto pacas do mecanismo de formação de ecossistemas da
> GPL e das provisões para manter as pessoas honestas, mas BSD também é
> OK. Tudo depende do que você quer fazer com o sistema - licenciar
> drivers para hardware sob BSD faz mais sentido do que sob GPL, por
> exemplo.

Certo. Vou retificar minha opinião. :) .

No modelo software livre os conteúdos devem ser licenciados obrigatoriamente
com licencas permissivas.

Mas, o "G" da minha questão é: Porque os espacos públicos são utilizados
para beneficiar grandes grupos?

Essa acão contra a pirataria é apenas mais um exemplo.

Outro exemplo é nas universidades públicas a idéia de cooperação
universidade-empresa, que é na verdade para as empresas utilizarem
laboratórios públicos para pesquisas e depois patentearem os resultados. E
nisso nada tem de cooperacão e sim doacão de uma lado. As empresas somente
ganham com isso. A populacão que financia as universidades ganham o que?
Nada. Alias, ganham promessas de as empresas desenvolverem e gerarem
empregos. Mas no fundo o único objetivo das empresas é o lucro, que nada
traz de baneficio para a populacão.

E isso está dentro da idéia de para que o estado foi criado. O estado foi
criado para mediar a relacão entre os que tem poder economico e os que não
tem. Sem o estado, os que tem poder economico e os que não tem iriam
enfrentar-se como no faroeste, os que tem poder economico poderiam  estar em
risco já que são em menor número. Mas, nessa mediacão claro que a balanca
sempre pesa mais do lado dos que tem poder economico.

Mas, acredito que mudaremos essa tendência. Um dia.

Everton Rodrigues
[EMAIL PROTECTED]
Jabber: [EMAIL PROTECTED]
GoogleTalk: [EMAIL PROTECTED]